Para ser sócio foi fácil.
Acordei tarde, liguei para o barbeiro que fica no centro da vila.
Ó Domingos há vaga para mim hoje?
- Para quando?
- Agora, é só o tempo de eu chegar aí.
- Ok, dentro de 20 minutos.
Esta conversa se repete todos os meses quando quero cortar o cabelo.
Quando lá chego a conversa se repete dirigindo-se aos outros cavalheiros ali sentados:
- Estão a ver: ele chegou, já tinha marcação para esta hora.
O corte ele já sabe: corte militar, não fora ele militar Moçambique, enfermeiro que nunca deu uma injeção, e barbeiro nas horas mortas.
A barbearia do cento da vila é o pulmão da vila. Tudo que acontece na Ericeira é dissecado. Ali, discute-se obras do cemitério, obras dos canteiros, discute-se futebol - o ericeirense, o Benfica sempre o Benfica, e quando lá estou o Sporting torna-se no bombo da festa.
O amor que sinto pelo presidente da Junta, também é avaliado e vem sempre à tona a indignação dos presentes quando descobrem que a minha rua não conhece os cantoneiros da Junta.
Era ali a minha sede de campanha, sendo meu ex director de campanha o barbeiro que por sua vez é muito amigo do presidente actual e finge estar chateado com ele sempre que me vê. Tudo o que disser vai cair nos ouvidos do presidente, disso não duvido.
Desta vez saí de lá com uma leve sensação de que já não serei candidato, porque os meus apoiadores querem que eu me aliste no PSD.
Aí foderam tudo. Nessas condições eu não concorro, e sem o alistamento eles não farão campanha.
Ou se é do psd ou sopas.
De repente o assunto foi parar ao Ericeirense: então lembraram-se de me fazerem sócio.
A quota é 1,50 mês. Mas pode-se dar o que quiser acima disso. Concordei e ligaram logo para o piquete do Ericeirense que em minutos apareceu com a proposta.
O piquete vê mal. O barbeiro tem uma gaveta com três ou quatro pares de óculos. Qualquer um que veja mal pode utilizá-los para ler o jornal Correio da manhã e jornal do Benfica. O piquete afoito no cimo dos seus 78 anos, abriu a gaveta, escolheu uns óculos colocou-os na cara e começou a fazer perguntas e a preencher o papel, igualzinho às perguntas que a GNR nos faz quando nos passa as multas. Fez as contas pelos dedos a 2,50 por mês até ao final do ano e paguei 20 euros. Portanto já sou sócio do Ericeirense - Falta então enviar uma foto para a emissão do cartão à menina disse ele.
Se entendi bem, o bilhete não sócio para os jogos custa 4 euros, para sócio 2,50 e para a acompanhante do sócio 2 euros.
Ericeira realmente é uma vila pitoresca, e não menos pitoresca são as suas gentes.
Por isso mesmo me sinto bem por estas bandas. Venham viver pra Ericeira que vale a pena.