Cabo Verde tem políticos medíocres que não tratam das questões fundamentais e dirigem o país às três pancadas.
Eu tenho visto ultimamente vídeos da Assembleia Nacional de Cabo Verde - oiço-os falar e pasmo não haver praticamente um único deputado que não seja pateta, um único discurso que não seja um rol de questiúnculas pessoais - ocupam largo espaço de tempo, enganando a quem eles representam; o povo.
Quase ninguém sabe nada de nada. Quem sabe alguma coisa sobre o que o é um país, o que são as leis, economia e como deve decorrer um debate é enxovalhado - até há deputados que mandam os outros deputados sair da sala? Há muitos deputados cretinos a querer ver os fantasmas dos aviões em quase todas as rotas do mundo, sabendo que nem penas para forrar as asas de um papagaio há!
É perigoso dizer que se tem dinheiro que nunca mais acaba e deixar o povo viver na miséria.
As sessões na Assembleia são quase sempre miseráveis mas é vital que sejam miseráveis.
Gostamos dos idiotas porque não nos colocam em causa.
Esses políticos de pacotilha de alto nível descobriram uma forma espantosa de comunicar - adoptaram uma linguajar “o criolês meio português meio criolo” E pronto, ei-los na tribuna debitando asneira atrás de asneiradas a cavalo cavalgando calinadas.
A gente perdoa porque são assim mesmo mas cansam e deixam-nos envergonhados - sabemos como eles são, coitado, mas, apesar disso, eles têm a mania que têm qualidades de orador. Eles não querem que o povo saiba. Povo mal informado e confuso não incomoda ao instalado analfabeto político.
A estupidez foi sempre uma ameaça tremenda por aquelas bandas: sei haver vagas para eles no Zoológico do meu espírito.
Os caboverdianos permitem que o dinheiro deles seja governado por um bando de imbecis oportunistas a quem chamamos políticos e claro está, os políticos falam mais do que sabem, num português horrível com habilidade de vendedores ambulantes da banha da cobra: Porquê assim?
Na Assembleia eles não produzem nada, passam o tempo de ofensas em ofensas pessoais.
Recuso ver políticos no YouTube em cenas vergonhosas nas sessões parlamentares de Cabo Verde. Eu faria um único teste a esses políticos, a essa gentinha. Um teste ao seu sentido de humor. Apontem-me um que o tenha. Um só. Uma criatura sem humor é um ser horrível é o que eles são. Horríveis! Os judeus dizem: os homens falam, Deus ri. E, ouvindo o que os políticos dizem, ri-o-me às gargalhadas de tristeza. E daí não sei.
– Porque é que há tantas caboverdianos inteligentes e na política só aparece gente estúpida?
Não tenho a certeza, julgo tratar-se de um problema de educação dessa casta menor.
Há muitos caboverdianos inteligentes e muitos políticos estúpidos, porque os mais capazes estão fora pelo mundo e os que ficaram cresceram cheios de convencimento, orgulhosos da sua pequenez.
Por medo tornaram-se num povo racista. Que o diga o imigrante de África em Cabo Verde ou que o diga a Sra. Deputada Gizele, quando um deputado anormal a mandou sair da sala.
Por favor não ponham mais vídeos das sessões parlamentares no YouTube!
Adérito Barbosa”
Obrigado