poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

domingo, 23 de fevereiro de 2020

A dor que não entendo

Esta é a minha última publicação no que diz respeito à poesia no Facebook.
Aos meus leitores e amigos, um obrigado sentido por gostarem da minha escrita.
Este poema já tem música e tem uma destinatária. Fará parte te uma faixa de um disco brevemente.
A todos obrigado pela simpatia!
————————————————

A dor que não entendo

Dei-te tudo e levaste nada
Nos teus  olhos de felina
E nunca dizes nada...
Sentados no chão,
De lábios mordidos,
desenhámos o destino
que nos magoou,
mas temos nos olhos a vontade
e nos rostos um vendaval
do tempo que sabemos
ser inverno.
Nossas zangas trouxeram o frio
que não nos deixa segurar este mundo,
o escuro do nevoeiro que não nos deixa entender  os mal entendidos e a paixão que também dói, mesmo quando a alma está serena.
Se és capitão do silêncio
vamos tentar acender a vela
nesta chuva que não se entende.
A tua boca sabe  a limão quando
navegamos neste mar de angústia
para onde iremos nós, se um de nós não quer?
Pára, temos pouco tempo
para nos amarmos,
muito tempo para esquecermos
e já nem perguntas se gosto do teu vestido?
Tanto faz, se sempre te sonhei nua!

Adérito Barbosa

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Gente fina é outra coisa

Gente fina é outra coisa.

Não dá para acreditar, Cabo Verde um
país sem água, sem hospitais, sem saneamento básico, sem indústria, sem escolas,  sem nada  já pensa em 5G. No ano passado anunciou ser o primeiro país sem carros de Combustão interna - só carros a pilhas, depois disseram que tinham dinheiro que nunca mais acabava, para finalizar disseram que Cabo Verde tem tudo para ser mais evoluído que Portugal.
Por tudo isto, eu quero voltar para a ilha e assim não perder  a “latencia” como diz o presidente da  (ARME),  vivenciar  a evolução la do burgo e estar na crista da onda como ele mesmo diz.
É caso para dizer: tudo gente doida...
Vai ser uma merda para Portugal  ver chegar um imigrante 5G e nós cá só com 4G.

Transcrevo na íntegra a notícia...

“Cabo Verde vai realizar experiência piloto com o 5G no início do próximo ano
18 de Setembro de 2019, às 14:18 • Lusa
O presidente da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) de Cabo Verde, Isaías Barreto, disse hoje que no início do próximo ano o país vai realizar uma "experiência piloto" com as frequências de quinta geração (5G).

"Estamos a trabalhar para que, dentro de alguns meses, possamos efetivamente ter também uma experiência piloto do 5G em Cabo Verde", disse Isaías Barreto, no ato oficial de lançamento da rede de quarta geração (4G) e entrega dos certificados de direitos de utilização de frequência às duas operadoras (CV Móvel e Unitel T+) que venceram o concurso lançado pela ARME.
O presidente reconheceu "algum atraso" com o lançamento do 4G, mas afirmou que o país quer estar "na crista da onda" e ser "um autêntico atalaia na torre" para que possa viver e estar num ambiente de "vigilância tecnológica" e tirar o maior proveito das potencialidades das tecnologias.
"As redes 5G certamente trarão também melhorias substanciais em termos de largura de banda, de diminuição da latência, com uma velocidade até de 100 vezes superior às redes de quarta geração", afirmou.
Em julho, Cabo Verde tornou-se o primeiro país da África Ocidental a realizar uma conferência sobre as redes de quinta geração (5G), uma organização também da ARME, em parceria com a multinacional chinesa Huawei, e que contou com presença de membros do Governo e operadores de telecomunicações.
Na altura, o presidente disse que a ARME estava a realizar um estudo, em parceria com a Huawei, que iria dar "pistas importantes" e proporcionar uma "visão mais clara" sobre como deverá ser a tecnologia em Cabo Verde.
Questionado hoje sobre o assunto, Isaías Barreto disse que o processo está em curso, já há um trabalho feito e que a ARME está a analisar em que ilha será feita essa experiência piloto do 5G.
Relativamente ao 4G, a entrega dos certificados às duas operadoras é o culminar de um processo que arrancou com o concurso público lançado em dezembro e cujos resultados finais foram publicados em maio.
No mês seguinte realizou-se uma disponibilização experimental durante os Jogos Africanos de Praia, que aconteceram na ilha do Sal.
Seguiram-se depois experiências em São Vicente, na cidade da Praia e em todo o país, segundo o presidente da ARME, garantindo que já estão reunidas as condições técnicas e regulamentares para a imediata disponibilização comercial do serviço no país.
Entre as vantagens da rede de quarta geração, Isaías Barreto apontou a melhoria substancial na largura de banda, em alguns casos 500 vezes mais rápida do que o 3G, permite televisão de alta definição via internet e telemóvel, chamadas de vídeo de alta qualidade e navegação mais rápida.
"Vai trazer uma profunda transformação no contexto da conectividade das empresas e da população do nosso país", salientou o presidente, afirmando que a agência reguladora está a trabalhar para melhoria da competitividade do mercado, que é aberto há vários anos.
Sobre as reclamações constantes da lentidão da internet em Cabo Verde, Isaías Barreto referiu que as redes de quarta geração poderão resolver esses problemas e que a ARME trabalha constantemente com as operadoras móveis para melhoria contínua da qualidade do serviço.
Enquanto o presidente da comissão executiva da Unitel T+, Inoweze Ferreira, salientou que a velocidade de banda larga vai abrir portas a muitos serviços, o administrador do grupo CV Telecom, João Domingos Correia, afirmou que se abre uma "nova era" nas telecomunicações no país com a rede de quarta geração.

RIPE // JH”

Adérito Barbosa in olhosemlente.blogspot.com

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

E-mail ao pai

UMA FILHA MANDA UM EMAIL AO SEU PAI.

"Querido pai, estou  apaixonada por um rapaz que vive longe de mim. Como sabes, eu estou na  Austrália oriental e ele vive em Nova Iorque. Conhecemo-nos num  chatroom e fizemos amizade no Facebook. Conversamos largas horas no  Whatsapp, propôs- me em casamento pelo Skype e temos dois meses de  relação através do Viber.
Paizinho, preciso que me dês a tua Bênção. "
Resposta do pai:
"Wow, isto realmente é incrível! !
Então, casa-te pelo Twitter, divirtam-se pelo Tango, mandem vir os vossos filhos pelo Amazon e paguem com o Paypal.
Assegurem -se de terem bons Androids e ampliem o Wi -Fi para que a  comunicação seja boa. E se em algum momento te fartares do teu marido,  vende-o no Ebay!"

Adérito Barbosa in olhosemlente.blogspot.com

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

afinal deixo ou levo

«Conta-se que Bocage, ao chegar a casa um certo dia, ouviu um barulho estranho vindo do quintal. Chegando lá, constatou que um ladrão tentava levar os seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o a tentar pular o muro com os seus amados patos, disse-lhe:

-Oh, bucéfalo anácrono! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo... mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada!

E o ladrão, confuso, diz:

-Doutor, afinal levo ou deixo os patos?»

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

A beleza de uma paraquedista

Roubei esta foto ao Paulo Monteiro Rosa, porque não resisti à beleza e à autenticidade.
Uma camarada nossa, paraquedista, orgulhosa, empunhando junto ao coração a nossa Galil e o Sabre de guarda à nossa bandeira. Eu também sinto orgulho de ter empunhado essa espingarda, envergado esse camuflado, usado essa boina e trazer cravado no peito o meu brevet e na alma o sentido de dever cumprido para  com a nação.
Esta nossa camarada sim. Podia sentar-se na Assembleia da República que todos nós teríamos orgulho nela.
Ao contrário das joacines e dos joacinos que por lá abundam.

Adérito Barbosa

domingo, 2 de fevereiro de 2020

O macho de Trancoso


O macho de Trancoso 

" As suas muralhas graníticas escondem inúmeras lendas e histórias. Uma delas é a de um clérigo que viveu em Trancoso no século XV e terá gerado 299 filhos em 53 mulheres, muitas das quais suas familiares directas ou próximas, incluindo irmãs e a própria mãe.
A história do padre Costa parece ter começado em 1487 quando, por Carta Régia datada de 31 de Agosto, o monarca português «legitimou Maria Gomes, filha de Diogo Gomes, pároco da Igreja de São Pedro (de Trancoso) e de Maria Eanes, mulher solteira, residente na vila de Trancoso».
O sacerdote terá dormido com 29 afilhadas que deram à luz 97 raparigas e 37 rapazes, não poupou nove comadres a quem «arranjou» 38 rapazes e 18 raparigas. Os relatos existentes dão conta, entre outras situações, que a sete amas fez 29 filhos e cinco filhas e de duas escravas do Presbitério nasceram 21 filhos e sete filhas.
Perante tão estranho comportamento, a mesma lenda refere que o prior terá sido julgado em 1487, com 62 anos, e condenado a ser «degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou».
No entanto, apesar da violenta condenação, conta-se que «El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos 17 dias do mês de Março de 1487 com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo, e guardar no Real Arquivo da Torre do Tombo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo».

Desejo imparável

É assim o desejo imparável do poeta - 
ser eterno na poeira do tempo

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...