O Antonov An-124 Ruslan (nome de código OTAN: Condor) foi durante muitos anos o maior avião do mundo, suplantado apenas pelo seu primo o Antonov AN 225 que é actualmente o detentor do título do maior avião do mundo.
Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar (para o transporte de tanques, tropas e lançadores de mísseis), o primeiro protótipo An-124 voou em 26 de dezembro de 1982. Um segundo protótipo, chamado Ruslan (um herói Russo), fez sua aparição ocidental no Airshow de Paris em Junho de 1985. O primeiro voo comercial desta besta dos ares ocorreu em janeiro de 1986.
Desde então, o AN-124 estabeleceu uma série de recordes em transportes de carga aérea. Transportou a carga mais pesada por via aérea, um gerador de 124 toneladas, associado a outros itens alocados no seu interior, com um peso total de carga de 132,4 toneladas, no final de 1993.
Existem cerca de 40 AN-124 em serviço na Rússia, Ucrânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos, entre outros países. Sua produção foi interrompida há alguns anos. A produção vai ser retomada, até 2030 e prevê-se que sejam fabricados mais cem novas bestas iguais.
Sou um grande FAN deste Avião Russo. Tive a sorte de o encontrar estacionado no aeroporto da Sal.
Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar (para o transporte de tanques, tropas e lançadores de mísseis), o primeiro protótipo An-124 voou em 26 de dezembro de 1982. Um segundo protótipo, chamado Ruslan (um herói Russo), fez sua aparição ocidental no Airshow de Paris em Junho de 1985. O primeiro voo comercial desta besta dos ares ocorreu em janeiro de 1986.
Desde então, o AN-124 estabeleceu uma série de recordes em transportes de carga aérea. Transportou a carga mais pesada por via aérea, um gerador de 124 toneladas, associado a outros itens alocados no seu interior, com um peso total de carga de 132,4 toneladas, no final de 1993.
Existem cerca de 40 AN-124 em serviço na Rússia, Ucrânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos, entre outros países. Sua produção foi interrompida há alguns anos. A produção vai ser retomada, até 2030 e prevê-se que sejam fabricados mais cem novas bestas iguais.
Sou um grande FAN deste Avião Russo. Tive a sorte de o encontrar estacionado no aeroporto da Sal.
Adérito Barbosa in olhosemlente
Sem comentários:
Enviar um comentário