poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

quarta-feira, 2 de março de 2016

TACV


Segundo Notícia do Expresso das  Expresso das Ilhas 

Foto Expresso das Ilhas
"Avião da TACV retido na Holanda devido a dívidas
O Boeing 737-800 da TACV foi arrestado na tarde de Sábado, no aeroporto de Roterdão, Holanda. Segundo a notícia avançada pela Cabo Verde Direto, em causa estão alegadas dívidas da empresa.
 De acordo com a mesma publicação, um representante do Ministério Público e quatro agentes policiais entraram a bordo, ao final da tarde de ontem e numa altura em que o aparelho se preparava para fazer o voo para o Sal. Foi

ordenada a evacuação do aparelho, que de seguida foi selado.
A tripulação foi informada de que o motivo do arresto tem a ver com as dívidas da TACV a fornecedores, mas não fora avançados mais pormenores quanto à origem da queixa.
"O pedido de arresto feito em qualquer país da UE poderá ser executado em qualquer aeroporto europeu", explica o site noticioso.
Todos os voos que seriam efectuados com o B737 foram cancelados, sendo que passageiros e tripulação estão alojados num hotel.
Ainda de acordo com a Cabo Verde Direto, numa notícia posterior, o arresto estará relacionado com a venda dos ATR que, segundo o PCA da TACV, João Pereira Silva, teria poupado milhões à empresa.
Há alguns meses, João Pereira Silva, que é também membro da comissão política do PAICV, anunciou que a TACV tinha vendido os aparelhos e passado a pagar um leasing mensal. Alegadamente, a dívida desses aparelhos havia sido refeita, mas nada foi pago, denuncia a Cabo Verde Direto.
 Dívidas crescentes
Numa altura em que ainda não se conhece a versão oficial do sucedido, recorde-se que a 11 de Janeiro o jornal Liberal denunciava que Cabo Verde estava na iminência de perder um outro Boing, o 757-200 ("Emigranti"), também devido a dívidas. Na altura, o Governo foi "notificado para até dia 22 de Janeiro pagar mais de um milhão e 300 mil dólares" (cerca de 130 mil contos), sob pena" de perder o avião, caso a dívida não fosse paga até as 14h de dia 22 desse mês.
A notificação era da empresa AerCop que avisava, segundo o Liberal, que se o pagamento não fosse cumprido, haveria "cessação da colaboração da TACV com a AerCop e suas associadas e a TACV" seria "obrigada a deixar o avião na Holanda ou qualquer aeroporto onde estiver parado. O avião deveria ficar aí estacionado até novas ordens do locatário."
A dívida cobrada tinha a ver, segundo o jornal online, com garantias dadas pelo "Governo a 20 de Abril de 2012 a favor da International Lease Finance Corporation, que é a empresa onde foi feito o leasing do Boeing 757 Emigranti" e que não estavam a ser cumpridas.
Uma fonte do Liberal adiantava ainda, na altura, que a dívida total reivindicada pela AerCorp era de cerca de 250 mil contos.

Notícia Relacionada:
TACV vende ATRs para depois alugar"

        ________________________________///////___________________________________


Sábado, quando tomei conhecimento da notícia, fiquei à espera de uma reacção dos TACV, ou do governo ou de uma palavrinha dos donos de Cabo Verde aos seus inquilinos - falo daqueles que se aborrecem connosco quando de longe alertamos para as práticas duvidosas. Fiquei também à espera de uma palavrinha aos cidadãos do partido que suporta o Governo, de uma palavrinha aos caboverdeanos da parte do Sr. Primeiro Ministro ou do Sr. Ministro que tutela os transportes ou ainda de uma ajuda genial dos superiores seres que abundam em Cabo Verde - os tais que não suportam o pessoal da diáspora apenas e tão só por pensarmos diferente.
Toda a gente estava avisada da acção que tinha sido intentada pela AERCAP nos tribunais holandeses contra os TACV menos o seu PCA. - Na Holanda e possivelmente noutros países também.
É espantoso ouvir agora o PCA dos TACV dizer que foi apanhado de surpresa com esta decisão dos tribunais.
Bem, ao contrário das centenas dos cidadãos que aqui fizeram o seu comentário, exceptuando os doutores que por enquanto estão caladinhos, é sabido que nos negócios há compras, vendas, dívidas, avenças, letras e restruturação de dívidas. Tudo isso faz parte do dia-a-dia das empresas. Todas as empresas do mundo tem credores. Se o país não tem condições para ter aviões não há problema nenhum, não faltará certamente outras companhias aéreas que farão esse serviço possivelmente melhor até. Mas acontece que nós temos a mania das grandezas, queremos ser grandes como os demais, viver à grande como os demais mesmo sem termos condições para isso. Não é preciso ser expert na matéria para compreender que foi, é, e será impossível os TACV manterem as rotas com apenas dois aviões ainda por cima com leasing às costas. As despesas com os combustíveis, pessoal, manutenção, leasing, seguros e taxas aeroportuários tornam inviável esse capricho. Cabo Verde dado à sua pequenez deveria apenas e tão só tentar manter isso sim, aviação para consumo interno e deixar as rotas internacionais para as companhias de grandes dimensões. Hoje mesmo, comprei duas passagens Lisboa-Luxemburgo-Lisboa por 39 euros em vez dos habituais 280 euros. Este exemplo serve apenas para mostrar como é feroz a concorrência entre as companhias aéreas.
O que me assusta não é o nome dos TACV, nem da história tacanha da companhia de bandeira nem dos políticos infiltrados porque esses têm o tacho garantido. O que me preocupa é o impacto que os trabalhadores dos TACV e as suas famílias vão sofrer negativamente.

Adérito Barbosa in olhosemlente



Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...