Quando eu era aventureiro vive um tempinho em Tancos. Na altura vi com estes olhos que a terra há de comer que um pelotão era composto por 1 oficial, 3 sargentos e cerca de 30 praças.
Se bem me lembro, na altura só havia um Brigadeiro para todo o Corpo de tropas Pára-quedistas!
Ontem ouvi dizer; e acho que também ouvi bem, que em todo o exército português actualmente há um oficial para cada duas praças ou seja: um pelotão é composto por um oficial um sargento e duas praças!
Fui saber na net e nada encontrei.
Também quis saber qual era o efectivo das forças armadas - fiquei pior quando li isto:
“Quem perguntar quantos militares têm as nossas Forças Armadas ficará surpreendido com a diversidade de respostas que vai obter. Esse número varia conforme a entidade que o regista, o que é contabilizado e até diverge dentro de organismos do mesmo ministério. Também serve para sustentar versões politicamente convenientes.”
Contas feitas a 31 de dezembro de 2021: para o Ministério da Defesa são 27 741; para a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) são 26 130; para a Pordata/INE são 26 600 e para o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) que junta Exército, Força Aérea e Marinha, são 23 347.
"As Forças Armadas têm 220 generais, dos quais 114 estão na situação de reserva”
Quem tiver outras informações, é só deixar aqui!
Adérito Barbosa in olhosemente.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário