poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

domingo, 12 de outubro de 2014

Curiosidade sobre Ébola

Curiosidade sobre Éboola

O vírus Ébola foi isolado pela primeira vez em 1976, durante a epidemia de febre hemorrágica de ebola na República Democrática do Congo (antigo Zaire). O primeiro surto registado ocorreu em 1976, em Yambuku, uma região junto ao rio Ébola, daí o nome ébola.

No final de 1989, Reston, Virgínia, sofreu um surto misterioso de uma doença fatal (inicialmente diagnosticada como" febre hemorrágica do vírus símio") entre um carregamento de macacos da espécie Macaca Fascicularis, importados das Filipinas. Um patologista veterinário do Hazelton enviou amostras de tecidos dos animais mortos para o Instituto Médico de Doenças Infecciosas do Exército dos Estados Unidos, em Fort Detrick, Maryland, onde um teste de laboratório conhecida como ensaio ELISA mostrou anticorpos contra o vírus Ébola. Um microscopista de elétrons da instituição descobriu um filovírus com aparência similar ao do ébola nas amostras de tecido enviadas de Reston."

Pouco depois, militares Americanos sacrificaram os macacos que ainda não tinha morrido, trazendo esses macacos e aqueles que já tinham morrido por conta da doença para Fort Detrick para estudos dos patologistas, veterinários e virologistas do exército, em condições de segurança.

As amostras de sangue foram retiradas de 178 tratadores de animais durante o incidente. Destes, seis estavam infectados mas não ficaram doentes, o CDC concluiu que o vírus tinha uma patogenicidade muito baixa para os seres humanos. 

Nos Estados Unidos nunca tinha sido registado casos anteriores de infecção por Ébola, e sobre um maior isolamento, os investigadores concluíram que tratava-se de uma outra casta do vírus Ébola, ou um novo filovirus de origem asiática a que deram o nome "Vírus Ébola de Reston", por conta do local do incidente.

Daqui pode-se entender que é possível que tenha havido mutação do vírus.
Já morreram em África
cerca de 4000 pessoas e parece que o vírus chegou à Europa. Sabe-se também que as crianças são mais resistentes a ele, atendendo ao n° de órfãos contabilizados até á data.
Quando vejo as manifestações estéricas para salvar um cão que eventualmente está contaminado, apesar de não evidenciar sintomas, dou comigo a pensar que os ocidentais estão a ficar loucos ou que esses manifestantes perderam o tino.


Adérito Barbosa  in olhosemente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...