poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

domingo, 22 de março de 2015

VII Festival Anual dos Estabelecimentos Militares de Ensino


Foi memorável o VII Festival Anual dos Estabelecimentos Militares de Ensino, tradicionalmente um evento musical e gímnico, que se realizou sexta- feira passada, 20 de Março, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Houve espectáculo de alto nível.
A organização esteve desta vez a cargo do CM, com apoio da Câmara Municipal de Odivelas.
Participaram no evento as classes gímnicas dos três Colégios, com as suas classes especiais de ginástica, tendo sido convidados o Ginásio Clube Português, o Clube de Ginástica de Odivelas e o Clube Recreativo Piedense -  julgo não me ter esquecido de ninguém. Houve ginástica acrobática, rítmica e dança. Os alunos pequeninos do 1° Ciclo também deram uma perninha, mostrando que daqui a uns anitos estarão aí para as curvas. Talento têm, medo não mostraram ter, vontade não lhes falta, é só esperarmos um pouco para os ver ao mais alto nível.

A Orquestra Ligeira do Exército chamou a si a tarefa de abrilhantar o evento, objectivo completamente alcançado; as bandinhas do CM, IO e IPE  e os respectivos coros imitaram a orquestra dos grandes, fazendo-se ouvir e bem. Como convidado, o ex-aluno do CM, Gustavo Pinto Bastos, apoiado pela banda e coro do CM, interpretou de uma forma soberba a canção  “Sempre Nós" de que ele é o autor. Ficámos todos emocionados, com pele de galinha.
Como sempre, a excelente Orquestra Ligeira do Exército mostrou uma vez mais o porquê de ser considerada uma das melhores do mundo dentro daquele figurino;  as vozes estiveram a cargo de três vocalistas geniais, qual deles o melhor!
Quando era aluno da Escola Militar (EMEL) nos anos 80, habituei-me a, nos fins de tarde, depois das aulas, ir assistir aos ensaios da orquestra no auditório. Foi bom voltar a ouvi-los, 30 anos depois e saber que continuam a surpreender.

Durante o espectáculo, espaçadamente, tivemos ainda a oportunidade de visitar, através do vídeo hall, alguns dos colégios de ensino militar do mundo, que se fizeram representar: do Brasil, Rio de Janeiro e Porto Alegre, de Inglaterra – Royal Military Academy,  dos Estados Unidos - US Military Hall of Fame, da Austrália – Royal Military College, da Índia - Rashtriya Indian Military College , e da França - Saint-Cyr Military Academy.

No encerramento usou da palavra o Sr. Vereador da Câmara de Odivelas, em representação da Sra Presidente Susana Amador, onde reiterou a ideia que Odivelas lutará até ao fim pelo seu IO.
Aqui fica o link da canção "Sempre Nós" https://www.youtube.com/watch?v=bmbWlPyolME

Adérito Barbosa in olhosemlente


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...