Certa tarde em amena conversa com o Sr. Luís falávamos
sobre as dificuldades do mundo laboral, e da luta tremenda que é preciso ter
todos os dias para vencer as dificuldades e que muitas vezes as coisas que
conseguimos aos olhos dos outros pode parecer "sorte" ou " fruto
do acaso" Mas não! Na maioria das vezes, não é bem assim! Normalmente é
fruto de muito trabalho, Foi dessa simples conversa que nasceu a Schoolware......
Fundar uma empresa com característica desta que todos
queremos acreditar ser diferente. Naquele dia O Sr Luís deixou que os seus olhos brilhassem
e através daquele silêncio que lhe é
característico deu-me a entender que deveria seguir em frente. Sem que antes equacionasse uma data de coisas.
Tem clientes? Isso é preciso muito dinheiro. e mercado tem? E a Escolas como vai consegui-las?
Isso dá muito trabalho
e é complicado.....as instalações etc.
Levei comigo estas questões que mui sabiamente me colocou. . . .
Pesei friamente tudo, examinei, vi os riscos,
perdi sono, perdi quilos, recuei e avancei.
Feito o confronto desta ideia, com o resultado que poderia alcançar,
julguei ser capaz e que se for devidamente acompanhado, valia a pena e que era
possível superar os riscos, e, nesse caso, sabendo que nada se obtém sem esforço, e quem é de acção não deve
admirar-se ao encontrar dificuldades ao qual essas podem provir de nós próprios se sentirmos medo.
Tive esse medo, e
foi o maior de enfrentar entre todos - E dei o Salto! - Também o maior. - Maior
e mais alto que alguma vez dei na vida.
Nem na minha
longa vida de pára-quedista tive tanto medo de um salto
Fundar uma empresa com característica desta que todos
queremos acreditar ser diferente. Naquele dia
O Sr Luís deixou brilhar os seus olhos e naquele silêncio que lhe é
característico deu-me a entender . . . Segue,
vai em frente! e parti sem olhar para trás.
Parti, e comecei por falar em 1ª mão com O Sr. Dr. Carlos
Figueiras, que logo deu-me força e encorajou-me. Foi aí que o desenho
Schoolware começou a ter contornos.
As escolas essas......
Acreditaram em mim
e confiaram à Schoolware., as suas redes informáticas as suas bases de dados,
os seus servidores e os seus equipamentos informáticos e acabaram por colocar o
mais sagrado que têm nas nossas mãos. Quem ousar pensar o contrário está
enganado. Com isto Recaiu sobre nós a responsabilidade tremenda, de assegurar o
bom funcionamento dos seus programas.... e a segurança dos seus alunos depende
da forma como desempenhamos a nossa missão que como sabem é extremamente
complicado
Qualquer que seja o
ideal que nos anima, há horas em que o labor do quotidiano parece pesado. Basta
ser humano para se sentir tomado por certa lassidão à qual vem juntar-se um
pouco de amargura, dado que as condições de trabalho são por vezes ingratas.
Mas que se lembre de que nenhum esforço se perde, nem nenhuma derrota se torna
definitiva.
Obrigado às
escolas que nos escolheram para parceiros. Sem esse vosso apoio era impensável
a nossa existência e jamais estaríamos aqui.
São elas:
Agrupamento Vertical Conde de Oeiras – cliente nº1 (Obrigado Professor
Carlos)
Obrigado Agrupamento Vertical Almeida Garrett – ao seu presidente Dr. João Malta Coelho;
Obrigado à Escola Sec. da Ramada – na Pessoa do seu presidente Dr. Edgar
pelo carinho e confiança numa empresa nova;
Obrigado à Escola Sec. José Afonso na Pessoa o seu Vice Dr. Túlio por ter
acreditado em nós e por nos ter dado o privilégio mesmo sabendo que estávamos
em fase de arranque;
Obrigado à Escola Ferreira Dias – na pessoa da sua Presidente Dra.
Lionídia e do seu assessor eng.º Reis
Martins;
Obrigado à escola Sec Pedro Nunes na pessoa do Sr. Dr. Jorge pela
confiança que depositou em mim desde a 1ª hora que me viu;
Obrigado à Escola Sec. Madeira Torres – Dr.ª Rita Sammer, Luísa Vicente e Ana, pela simpatia e amizade que nos têm;
Obrigado à escola Manuel de Figueiredo – Torres Novas, Professor Diamantino aqui presente,
Professora Ana Cristina, um abraço Especial à Dra. Manuela Pinheiro;
Obrigado à Escola Sec D. Pedro V – ao seu novo conselho que ao tomar
posse
Optou peos nossos serviços
Obrigado à Escola de Alapraia. Dra. Luduvina, Maria da Luz e Dra. Ana
Rolo aqui presente;
Obrigado à Escola Raul Proênça Caldas da Rainha na pessoa do seu
Presidente - Dr. Pimpão e Professor Henrique por me terem chamado a Caldas da
Rainha para me entregarem a chave da sua Escola;
Obrigado à Escola Frei Gonçalo de Azevedo – Escola que dando carta verde
para mostrar aos nossos novos clientes o seu kiosk contribui enormemente para o
nossa pequeno sucesso que neste dia não nos deixou de honrar com a sua
presençao Obrigado Dr. Alexandre Conceição
Um Obrigado à Óptica Berna na pessoa do seu Gerente José Manuel Benzinho
amigo de longa data que cuida desinteressadamente dos meus olhos sempre que
vejo mal;
Um abraço em especial a três pessoas que não poderia de forma alguma
esquecer e porque os últimos são capazes de serem os primeiros;
Obrigado Sr. Luís Proênça, obrigado D. Amélia pela ajuda, pela amizade,
pela dedicação pelo interesse e apoio incondicional que me deram e sei o quão é
difícil conseguir pagar-vos. Não tenho nada que vos possa retribuir a não ser a
minha gratidão;
Obrigado ao Sr. José Luís a quem não tenho palavras. . . .! José Luís a
Schoolware também te pertence e tu sabes disso!
Obrigado por tudo.
Quero Apenas
deixar duas notas para dentro da Schoolware, se me permitem. . .
Meus caros
O volume de
negócios cresce todos os dias e isso é bom para nós mas aumenta de sobre
maneira as nossas responsabilidades pelo que elegi a disciplina como objectivo
a alcançar no imediato e a qualquer preço.
O responsável
pela Schoolware esforça-se por compreender o pensamento de seus colaboradores e
concilia a independência e originalidade
das concepções pessoais com o respeito pelo cumprimento das ordens
legítimas. Sair dos limites traçados é não só insubordinação, mas também
desordem, cuja gravidade aumenta na medida da responsabilidade que se tem sobre
uma equipa.
Discutir as
decisões de seu chefe hierárquico é sempre perigoso, porque a maior parte das
vezes tal discussão produz-se no vácuo, por falta de elementos necessários e
causa nos subordinados certa hesitação em obedecer - o que é suficiente para
levar à destruição dos melhores planos.
Só um começo de
execução leal duma ordem permite avaliar da importância real das dificuldades,
que a nossa preguiça inata e o receio de sermos perturbados na nossa rotina,
têm muitas vezes aumentado exageradamente.
A crítica deprime
o moral; amolece a coragem dos indivíduos; acarreta ao grupo a incerteza, a
desarmonia e quebra a unidade de ponto de vistas e de acção.
Ainda que se esteja investido duma
autoridade vindo das responsabilidades que
tenho, não posso deixar de ter em mim imperfeições -
responsável pela Schoolware que sou
tenho obrigação de me valorizar constantemente e por todos os meios e
modos, estar à altura da minha missão,
ser digno do meu cargo . Os meus colaboradores que, vivendo junto de mim, podem
mais facilmente descobrir os meus pontos
fracos, e devem tomar cuidado em não me deixarem hipnotizar por questões
disciplinares coisa que por já duas vezes observados dentro da empresa. Se nada fizer para por cobro a qualquer custo
seriam as Escolas as primeiras vítimas do desprestígio e da incompetência da
Schoolware. Por isso não o vou permitir que fique bem claro! Camaradagem,
dedicação profissionalismo e coesão será a bandeira interna da Schoolware hoje
e sempre. O timoneiro deste grupo tem
que sentir que ele é coeso e forte formando um só corpo, e, confia nele, para ter coragem de pedir sem
reservas a todos, esforços e sacrifícios redobrados com objectivo levar a
Schoolware ao sucesso.
Serei o garante na defesa
incondicional dos interesses das Escolas nossas clientes. Eles estão acima de
qualquer capricho de sócios, ou de
qualquer dos nossos colaboradores internos ou externos.
É dessa postura que julgo saber que
as Escolas esperam de mim
Quem critica
sistematicamente, arrisca-se a perder a sua influência e a ver prontamente
criticados os seus próprios métodos. Na realidade, o moral assenta na lealdade,
na fidelidade às causas e honra à palavra dada.
Na minha vida
militar aprendi.
Não há disciplina
fecunda senão quando ela é alegre e activa. O simples conformismo passivo,
tímido, o receio cobarde das censuras ou das sanções são actos desprovidos de
real valor social. Aceita-se a disciplina, quando existe um forte sentimento de
interesse, de honra, de obra ou de empreendimento comun. Com a disciplina não
se corre o risco de suprimir ou enfraquecer as iniciativas, antes pelo contrário..
. Fortalece!
Seremos
disciplinados com certeza;
E quando formos
disciplinados;
Seremos coesos;
Quando formos
coesos;
Seremos fortes e
competentes;
Assim será a
Schoolware enquanto eu for o responsável;
A Schoolware deseja um santo natal a todos e um ano cheio de coisas boas
Adérito Barbosa
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