poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

E casavas comigo...

Aquele acordo era só nosso
Acreditei nele mesmo sem papel
Sem testemunhas, só os dois...
Tínhamos doze anos.
Fazia o que tu quisesses
E prometias casar comigo.
Foi um tratado de amor,


Mas não cumpriste.

Recordo o nosso acordo.
Fomos unha e carne,
Assinavas o meu nome,
Fomos amor, ódio e zangas
Que não sei explicar.
Cartas de amor e paz escrevi,
Mandei recados e fotos
E tu não disseste nada.

Recordo o nosso acordo
claro e assumido,
Que me-davas um beijo.
Recordo o nosso acordo
Na guerra sou tua madrinha
Casarei contigo, no regresso
Disso podes acreditar!
E do vestido nem vais acreditar!
prometo à tua espera ficar!


Na tropa, subi montes e vales
Tropecei, cai, levantei.
Rompi camuflados e botas,
Esfolei as mãos e os joelhos.
Do avião saltei, aterrei...
Às vezes leve outras forte,
inimigo enfrentei com bravura
E tu esqueceste!
Reduziste o acordo a nada.

E não disseste nada,
A igreja estava toda iluminada,
As paredes engalanadas
Muitos convidados para os vivas
Eu também fui para ver
de longe...
Charrete e cavalos brancos
Ali vinhas, sorridente e feliz
Por mim virgem ainda
E prometeste casar comigo...

Afinal não cumpriste,
Foi um acordo sem alianças!

Aderito Barbosa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...