poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Pessoas que sofram de borderline, fuja delas! saiba porquê!


"Transtorno de personalidade limítrofe ou borderline.
Este transtorno é caracterizado, entre outros, pela desregulação emocional:
 "O indivíduo borderline é geralmente visto como "genioso", temperamental, "de lua" e pessoas que facilmente se embravecem. Caracteristicamente, têm dificuldades no controle das emoções e podem ter uma convivência em grupo particularmente complicada. Eles exigem toda a atenção do mundo para si e facilmente são tomados pelas emoções. Podem arranjar conflitos com namorados e familiares com grande demonstração de ciúmes, possessividade e medo de serem abandonados. E ainda com tanta exigência de atenção, armam confusão com notáveis explosões de raiva como agressividade, ironia, xingamentos e até demonstrações físicas de violência. Por isso, podem viver a criar casos com pessoas de sua intimidade.
 Pessoas com esse distúrbio, de maneira geral, são superficialmente adoráveis e simpáticos. Porém, com pessoas de sua grande intimidade (ex.: familiares) eles são vistos como irritantes, agressivos, mal-humorados, rebeldes. Tanto que o ambiente intrafamiliar é muitas vezes marcado por brigas e conflitos constantes.(...)
Ao longo de um dia, eles podem mudar de humor várias vezes. Podem ser tidos como aqueles que de manhã estão bem, à tarde de sentem-se raivosos, e à noite depressivos, por exemplo. Como se sentem irritadiços por motivos banais, podem tratar hora bem, hora mal aqueles que convivem com ele, sendo que os conviventes não conseguem entender exatamente o motivo que causou a mudança radical de humor e conduta do borderline. Portanto, medo, repulsa e raiva são emoções frequentes que borderlines produzem em pessoas de sua grande intimidade."
Eles se apresentam como as pessoas mais simpáticas do mundo. Você facilmente gosta deles. Você decide viver com eles pro resto da sua vida. Sorria! Você está sendo manipulado! E enganado! Eles são incapazes de estabelecer relações de afeto mais profundas devido ao sua instabilidade emocional. Eles não sabem se entregar. Não admitem estar vulneráveis pois não conseguem lidar com adversidades, bem como decepções. Eles vão culpar o mundo por seus problemas, vão sugar a sua atenção, e vão te manipular quando você não puder dar 101% dela a eles.
Outra característica clássica do Borderlines é a instabilidade: (fonte wikipedia)
"São pessoas muito instáveis em todos os aspectos de sua vida; seus relacionamentos íntimos são muito caóticos, com tendência a terminar abruptamente de forma explosiva, pois eles são marcados por períodos de grande idealização e grande desvalorização, esforços exagerados para evitar a perda, chantagens emocionais e possessividade. (...)
O paciente Borderlines apresenta em todos os aspectos de sua vida a "difusão de identidade" que pode ser descrita como a recusa em considerar outros tempos e outras diferentes situações, dando prioridade à situação presente e atitudes imediatas (importam-se mais com o agora). Seria como se tivessem uma "amnésia" das situações e atitudes anteriores. Assim, forma-se a instabilidade entre os extremos “bons e maus” (8 ou 80, branco ou preto, mas nunca o meio-termo). (...) Por exemplo, o Borderlines ao perceber que a pessoa amada está com ela, ele tende a classificá-la como "ótima", ideal e sente-se fortemente apaixonado e feliz. No entanto, se a outra pessoa anuncia que tem de ir embora, por exemplo, o paciente rapidamente passa da grande idealização ("ótima") para a grande desvalorização ("péssima"), desprezando a história em que passaram. Se o cuidador retorna, novamente a pessoa é passada do extremo "péssima" para "ótima". Isto evidencia a grande instabilidade entre os extremos cujos Borderlines sofrem. (...) Exemplificando, de modo geral, a Borderlines é aquela jovem que valoriza demais o namorado. Contudo, por menor que seja a contrariedade, já acha que ele não presta mais. Também acontece quando a limítrofe liga para a amiga. Só porque esta não pôde atendê-la naquela hora, a Borderlines já acredita que não é amada e depois agride a amiga de não dar devida importância a ela."
E aí? Se identificou com algum dos exemplos? É meu amigo, eles são exímios manipuladores emocionais. Experimente não os atender quando eles quiserem. Tá feito o estrago! Quando chegar em casa o bicho vai pegar! Ou em outra situação? Já falou que hoje precisava ficar em casa porque não estava se sentindo bem e, no outro dia, o Borderlines te chamou pra discutir a relação, dizendo que as coisas estavam mudando, que você não o amava mais?
Outra característica, Narcisismo e agressividade: (fonte Wikipedia)
"São indivíduos tão exigentes e imprevisíveis que assim tendem a afastar todos aqueles que o cercam. (...) são pessoas que não têm necessidade, eles têm urgência. Não sabem adiar e não aguentam esperar. (...) Eles irritam-se facilmente por coisas banais. Por isso, apesar do Borderlines conseguir demonstrar certa "normalidade" em várias situações triviais, eles exibem escandalosamente a incapacidade em controlar sua raiva (ex.: acessos de mau humor por ter que esperar a ser atendido no hospital. Ou tratar grosseiramente o médico). Em suma, eles reagem normalmente até o momento em que seu humor radicalmente muda. (...)
Eu os agrido, vocês me devem, vocês precisam fazer tudo por mim e eu nada por vocês" é frequentemente um lema em mente dos Borderlines. Quase nunca eles se importam com as necessidades alheias, porque tendem a priorizar as suas. (...) exigem toda a atenção, paciência e carinho para si mesmos ("Você tem que me tratar sempre bem.") e pouco retribuem ("Eu te maltrato, mas você não pode me maltratar, apenas me dar carinho e apoio."). Isto evidencia um "quê" de egoísmo típico traço narcisista no paciente Borderlines, por isso tem dificuldade em perceber o lado do outro, ou de distinguir o rosto do outro, só conseguindo visualizar suas próprias necessidades. (...) Se, por acaso, suas necessidades são ignoradas, Borderlines sentem-se profundamente irritados por não terem sido levados em conta. Segundo Kernberg, é a difusão de identidade responsável por tais percepções empobrecidas. Como o próprio Borderlines não tem uma identidade bem definida (se vangloriam em admitir ter várias condutas e experimentar tudo), obviamente, eles têm grande dificuldade em enxergar o outro, afinal, não consegue enxergar-se com precisão. Por causa dessa dificuldade em enxergar o outro, o Borderlines pode ser notavelmente difícil em ter amigos ou namorados, ou então, mantê-los. Ele se aborrece com facilidade com qualquer assunto que não lhe diga a respeito, necessitando sempre ser o centro de tudo. Como nem sempre isso ocorre, ele se irrita excessivamente podendo causar sérios prejuízos em tais relacionamentos. (...). Quando o Borderlines crê ter sido tratado de maneira injusta (que seja real ou não), ele reage agressivamente e impulsivamente. Às vezes, muitos gestos de outras pessoas são interpretados falsamente ou qualificadas como hostis. Esses indivíduos têm dificuldade em interpretar justamente o comportamento de outros. Sua percepção sobre outros é muito instável e distorcida sempre para desconfianças. Acreditam que as outras pessoas não são nada confiáveis e são especialmente maldosas. Pelas outras pessoas, erroneamente o Borderlines é classificado como "mimado", rebelde, estressado, louco ou apenas o "seu modo de ser". Contudo, seu "modo de ser", na realidade, é um modo de ser doentio."
Para concluir este resumo, outro sintoma é a desconfiança: (fonte Wikipedia)
"Borderlines têm dificuldade em confiar nas pessoas. (...). Manipulam as pessoas através de chantagens emocionais pouco evidentes como brigas, discussões e conflitos que na verdade são a forma de que encontram para testarem as pessoas das quais necessitam. (...). Eles vivem a testar o amor e afeição das outras pessoas, pois muitas vezes não conseguem acreditar que as pessoas possam amá-los de verdade. (...). Facilmente interpretam as ações de outras pessoas erroneamente como hostis, ameaçadoras, irritantes ou zombadoras, o que causa um gatilho para explosões de irritabilidade e brigas constantes, porque tendem a reagir da mesma forma pela qual acreditaram ter sido tratados."
Transtorno de personalidade histriónica outro transtorno comum é o Transtorno de personalidade histriónica, onde existe a necessidade de chamar atenção para si próprios a qualquer custo, geralmente a base de chantagem emocional. Pessoas que sofrem deste transtorno são geralmente descritas como (fonte Wikipedia):
"Muito emotivas, hipersensíveis, exageradas, superficiais, emocionalmente instáveis, dramáticas, infantis, muito preocupadas com a aparência física (vaidosos) e com notável tendência a exigir excessiva atenção para si a todo o momento. Caso contrário, sentem-se profundamente magoados, podendo expressar suas emoções de forma exagerada, como rompantes de choro ou raiva por coisa mínima. Geralmente vestem-se de maneira chamativa, sobretudo sexualmente provocante e costumam estar sempre à caça de elogios a respeito de sua aparência física. São muito manipuladores, controlando pessoas e circunstâncias para conseguir atenção. Fazem uso da manipulação emocional e sedutora, frequentemente vestindo-se de maneira chamativa, encantando e seduzindo outras pessoas."
Esta é uma das armas mais perigosas. É como eles se revestem para atrair suas vítimas. É a embalagem mais colorida e chamativa da prateleira. Você adora eles porque são vistosos, adoráveis, belos. Sabem aproveitar a vida; amam a vida. Você PRECISA de alguém assim do seu lado.  Ele está usando você.
Transtorno de personalidade antissocial Pessoas deste grupo ainda podem possuir traços também do Transtorno de personalidade antissocial, marcada pela conduta fria e impossibilidade de amar. É a mesma raiz da psicopatia, porém no caso do manipulador não está presente a conduta criminosa, mas que podem causar danos a outras pessoas, mesmo que inconscientemente.
Convivência com um manipulador emocional
Uma vez que você se envolver com mu manipulador emocional, você estará preso numa teia de aranha. Você nunca sabe o que esperar deles. Se pela manhã eles disserem que te amam, de noite é bem possível que te odeiem sem motivo algum. Pelo menos sem nenhum motivo razoável, porque obviamente eles tentarão justificar suas atitudes culpando alguém (provavelmente você). E se você tentar se afastar, e eles ainda não estiverem satisfeitos com tudo o que já sugaram de você, eles vão apelar para a técnica mais suja de todas: o falso afeto. Falso porque é comprovado que os ego manipuladores são tão centrados em volta de si mesmos que são incapazes de sentir carinho e amor de verdade por outrem. Eles são tão infelizes que nunca se permitem amar. Mas você vai se vender por um pouco de carinho, mesmo que falso, pois é tudo o que você mais espera depois de tudo que você já se submeteu para mantê-los satisfeitos. E da próxima vez você vai tentar satisfazê-lo ainda mais, em prol de manter o carinho que é mendigado a você, mesmo que para isso você tenha que passar por cima de suas vontades e convicções. Mas o que você não sabe é que aquele sentimento que você tem às vezes, e que fica cada dia mais evidente é a mais pura e lógica verdade: por mais que você se submeta a loucuras para satisfazê-los, você NUNCA será suficiente. Sabe porquê? Porque esse é o maior medo do sociopata manipulador. Se você se sentir suficiente na relação doentia que ele constrói, você não estará mais suscetível as suas chantagens e manipulações emocionais. Você vai começar a enxergá-lo como o que ele realmente é: um DOENTE. E é neste momento que você chega ao princípio do fim.
O mais triste é que as relações "pseudo-amorosas" com um manipulador estão fadadas ao fracasso desde o princípio.  Quanto mais você tiver consciência das atitudes manipuladoras e seus efeitos devastadores na relação, mais perto do fim  você vai estar. Quando ele se der conta que não poderá mais manipulá-lo é quando ele vai tentar se afastar de você.  E isso obviamente não será feito às claras. Ele vai fazer você se sentir culpado pelo relacionamento estar acabando. Mas na verdade, é que ele percebeu que você não será de nenhuma utilidade para ele, e logo tratará de se livrar de você para iniciar um novo ciclo com outra pessoa.
Reflita sobre os que estão a sua volta. Trate de conhecer muito bem uma pessoa antes de se envolver profundamente. Avalie a relação que essa pessoa mantém com familiares e amigos. Queira saber sobre relacionamentos anteriores sim (em momentos oportunos). Detalhes sobre seu comportamento podem ser obtidos desta forma. Veja se ela teve relacionamentos saudáveis ou baseados em culpa e chantagens. Queira saber o que lhe dá prazer. Desconfie se a resposta for "adoro ser o centro das atenções",  "quero ser uma princesa",   ou "quando entro no cinema imagino que todos estão me aplaudindo". Pergunte sobre como era sua relação com os pais, e se ouvir coisas do tipo "meu pai fazia tudo o que eu pedia" ou  "eu obrigava meus pais constantemente a dizer que gostavam mais de mim do que do meu irmão" corra o mais rápido que puder.
Muitos relacionamentos são doentes por causa deste comportamento. E mesmo que tenha tudo para dar certo, mesmo que vocês tenham gostos parecidos, tenham um tesão incontrolável um pelo outro, adorem ficar junto o tempo todo, adorem ficar grudados nas baladas, sonhem em casar e ter filhos, esse comportamento doentio pode levar tudo a ruína, inclusive a sua saúde mental. Quando você perceber, já largou tudo o que gosta, já parou de render no trabalho e não terá mais vida própria em nome de satisfazer a demanda doentia destes sociopatas. Manipuladores são parasitas e devem ser tratados como tal. Aprenda a defender-se antes que você perca mais tempo de sua vida esperando o dia que eles mudem.
E por fim, caso você tenha lido o que foi dito aqui e tenha se identificado como um deles, procure ajuda de profissionais imediatamente. Eles poderão te ajudar, mas para isso você terá que assumir sua conduta doentia. No caso de você já estar sob acompanhamento psicológico ou psiquiátrico (o que é bem provável, pois você é doente), a fim de buscar saber porquê não consegue estabelecer relações sociais, mas ainda não teve sucesso, reflita se está falando a verdade para ele. Você pode estar manipulando seu terapeuta também! Assuma seus erros! Assuma sua vida! Páre de manipular e afastar as pessoas, no fim você estará sempre sozinho. Olhe a sua volta, dê valor as pessoas que te querem bem. Dê a chance para as pessoas te ajudarem. Você pode ter causado e ainda estar causando danos irreparáveis na vida dos que te cercam, e o que é pior, na vida dos que te amam de verdade. Pois acredite, apesar de você ser incapaz de amar, muitos amam profundamente.
"Love comes when manipulation stops; when you think more about the other person than about his or her reactions to you.  When you dare to reveal yourself fully. When you dare to be vulnerable.”, Dr. Joyce Brothe"


Adérito Barbosa in olhosemlente


112 comentários:

  1. um artigo escrito por leigo, com total irresponsabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com vc... a internet é boa mas infelizmente facilita divulgação de informação por gente ignorante que acha que sabe tudo

      Eliminar
    2. Coitado desse cara! Ele deve ter sido desiludido amorosamente por alguém com Borderline e a forma que o pobre encontrou de agredir a pessoa foi escrevendo irresponsavelmente e sem om mínimo conhecimento sobre algo tão complexo e triste (uma doença grave). Mal sabe ele que, ao escrever esses absurdos (tirados de Wikipédia - um site alimentado por diversos tipos de pessoas, inteligentes, com conhecimento ou por tolos, amebas que saem por aí falando o que pensam na mente de lixo que carregam), ele pode ter causado o sofrimento agudo em alguém que sofre com essa doença terrível, até mesmo em familiares que perderam alguém querido com essa doença através de suicídio. É lamentável ver que ainda exista esse tipo de gente pisando no mundo. Coitado, é apenas um infeliz que precisava desabafar sobre o pé na bunda que levou de um border.

      Eliminar
    3. Vivi exatamente isso! Me vi no seu relato. Triste. Mas é exatamente isso q passei. E no final ameaçada e violentada. Muito triste. Mas diante de tudo que li acredito q além do boderline não cuidado. Sem medicações tem a manipulacao, o psicopata e as drogas associadas. Acredito que não foi apenas boderline.

      Eliminar
    4. Em resposta a essa pessoa que falou isso aqui: "Coitado desse cara! Ele deve ter sido desiludido amorosamente por alguém com Borderline" E Existe algum relacionamento com borderline onde a pessoa não vai se decepcionar e sofrer? Existe? Claramente todas as póstagens negativas em relacao ao texto sao pessoas bordelines que jnao suportam alguem alertando sobre esses verdadeiros vampiros e mostros que são as pesoas com esse transtorno.....Quem tiver a chance fuja....infelismnete é tarde de mais para mim. Estou preso com um mosntro desses. FUJAM....

      Eliminar
    5. Convivi com uma pessoa que tem a DESGRAÇA (A DESGRAÇA) dessa doença, há 15 anos. Demorei 13 anos para descobrir, nem sabia que existia essa DESGRAÇA de Doença. E o pior, tenho uma filha com a desgraça dessa pessoa. DESGRAÇA! D-E-S-G-R-A-Ç-A!!!

      Primeira coisa, para você que tem Borderline e não aceita, vai tomar no seu CU! Você também é uma desgraça na sua vida e principalmente na dos outros.

      Essa desgraçada me manipulou e a sociedade por anos, para que eu pudesse atender a todos os caprichos dela, TODOS. E quando eu falava um não, UM não, ela quebrava a casa toda, me batia, batia nela mesma, ligava para polícia e para a família dizendo que eu estava maltratando ela. Até abusada por mim ela falava.Olha o nível da desgraça!

      Inventava mil histórias para manipular o jogo, o prazer da vida dela era me humilhar a todos, era a dona do mundo e ao mesmo tempo o mundo conspirava contra ela.
      Depois dos 13 anos descobri tanta sacanagem dessa vagabunda, entre elas, inúmeras traições (com homem, mulher, cachorro, gato, galinha), que hoje eu convivo com o medo de não saber se o bem mais precioso que eu tenho é de fato minha filha.

      Segundo lugar Borderline da Desgraça, eu hoje, diferentemente de quem escreveu esse artigo, não quero te evitar, quero que você morra desgraça!

      Eu hoje, entre um Borderline e um câncer generalizado, ou uma doença degenerativa, sou mais qualquer desgraça que tiver no mundo, menos um borderline perto de mim.

      No mais, vão a puta que pariu, vermes.

      Eliminar
    6. Ninguém está preso a uma desgraça de Borderline, eles são burros, grava a cena toda, e leva no Ministério Público. Divulga nas mídias, exponha a desgraça toda. Ninguém precisa de carregar um lixo pela vida toda.

      Eliminar
  2. Texto absurdamente preconceituoso e sem conhecimento. Você é um psiquiatra moço ou psicoterapeuta? Sinceramente espero que não. Doente é você que não mostra um pingo de empatia por que enfrenta um sofrimento emocional desse porte.

    Sugiro que apague esse post antes que seja responsabilizado judicialmente pelos danos que pode causar essa forma pejorativa com que tratou o assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não escrevo artigo para você concordar. Está no seu direito discordar.

      Eliminar
    2. mas você tem formação médica no assunto ou só escreveu mesmo?

      Eliminar
  3. Meu deus do céu, que artigo horrível. Você faz as pessoas terem medo de nós, estou aos prantos lendo o que tu escreveu.
    O ser humano ruim não somos nós, mas com certeza você é uma pessoa detestável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse assunto foi estudado longamente e bastante ponderado. Depois de comprovado na pessoa não resta dúvida. Pode ser que nem todas as pessoas tenham o mesmo comportamento. A maioria tem sim

      Eliminar
    2. " Você faz as pessoas terem medo de nós" Simmmmmm.....por mais textos de alerta como esse. Se esse assunto fosse mais conhecido eu teria escapado.Tarde de mais para mim, só em outra vida agora serei feliz , pois hoje sou prisioneiro de uma borderline. E vocês SÃO MONSTOS sim. Se tiver alguma que não seja é exceção

      Eliminar
  4. Bordeline é uma doença, seu animal! "Fuja delas" é nojento, tosco, imbecil! Você é um cavalo quadrado! Safado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez eu seja um animal. Se você o diz...

      Eliminar
    2. Imagino que as pessoas que estão comentando sofram o transtorno. No meu caso convivo com a pessoa a mais de 20 anos e hj ne sinto sem energia. É profundamente desgastante.

      Eliminar
    3. Borderlines, sempre nervosos com quem alertam os outros dos perigos de se relacionar profundamente com eles. Normal. Achei o que eu acabei de ler brilhante, inclusive pra quem não leu todo é importante lembrar que o texto não fala só de TPB, mas também de Sociopatas, Histriónicos e Narcisistas. Você Borderline que está lendo isso. Você não é um monstro, a sua condição pode ser usada para seu crescimento. Por isso não percam tempo negando que sua condição trás prejuísos pras outras pessoas se não forem adequadamente abordadas e tratadas. Também sou um Border❤

      Eliminar
    4. Borderline é uma desgraça, vai tomar no seu cu, seu otário

      Eliminar
  5. É o texto mais ridículo que eu já li. As pessoas que têm esse transtorno não manipulam ninguém, muito pelo contrário, elas lutam contra todos os sentimentos que existem dentro delas, procurando o amor como todos os outros. Elas têm medo, e lutam contra o medo todos os dias. Insensível!

    ResponderEliminar
  6. Convivo com uma avó borderline a 40 anos,e o estrago que ela fez e faz na minha vida e da minha mãe é de enlouquecer de fato. Tem dias que vc pede a Deus que esse tormento acabe. Muito desgastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Simone, pode contactar-me pelo Facebook?

      Eliminar
    2. Eu vivo um fim de relacionamento caótico com um boderline. O relacionamento foi um verdadeiro inferno e mesmo depois de termino ela me procura com psicologia reversa e manipulações extremas. Muito bom seu texto. Parabéns

      Eliminar
  7. Depois de falar tudo isso..humilhar e alarmar pra que toda mundo saia correndo no final fala que se a pessoa se identificar pra que ela procure ajuda?
    Eu só acho...só acho...que poderia mudar esse texto pra um informativo respeitoso..porque o que eu li aí,no meu ponto de vista,veio de alguém muito pior..porque segundo essa pessoa ela é "sã"...então por favor..da próxima vez que for falar sobre qualquer assunto,tenha respeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu artigo não há desconsideração nenhuma. O que há sai evidências

      Eliminar
    2. Não humilhação. Só uma pessoa borderline vê no insulto.

      Eliminar
  8. Como vc pode escrever algo assim? Vc esta prejudicando muitas pessoas com esse tipo de texto depreciativo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo é sério. Pode haver e há seguramente quem é contra. Perfeito a vida é assim mesmo

      Eliminar
  9. É lamentável aparecer tão brevemente entre as pesquisas sobre o transtorno esse "artigo" tão lotado de erros e falsos apontamentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você só pode ser um doente e fracassado! Um verdadeiro desgraçado que não sabe nada de transtornos mentais! Irei denuncia-lo no MP!

      Eliminar
    2. Eu sei que minha acabou por ter deixado uma boderline ter entrado em minha vida e ter destruído tudo. Infelizmente não tive alguém para me alertar.Nao posso mais fugir, pois tive uma criança com essa pessoa, que Deus me ajude e essa criança também

      Eliminar
    3. Vai se fuder Bordeline, o autor está certo!

      Eliminar
  10. Muito bom o alerta, "mil vezes só que mal acompanhado". De gente negativa,pesada, quero mais é distância.

    ResponderEliminar
  11. Sou diagnósticada sou border e me desculpa ser grossa mais vc é um RIDÍCULO sem empatia alguma.

    ResponderEliminar
  12. Vc é ridículo e preconceituoso. Sou border vc não tem o mínimo de empatia

    ResponderEliminar
  13. Cheio de gente com o transtorno reclamando da abordagem do artigo, obviamente! Porque não se preocupa com o sofrimento de quem convive com eles. Tive um colega de trabalho portador desse transtorno, nunca me relacionei amorosamente com ele nem dei esperanças disso, apenas me compadeci com ele pois ele dizia que era muito maltratado pelos pais (o que descobri depois ser uma grande mentira!), esse individuo chegava a chorar ao contar suas mentiras. Quando comecei a namorar um outro colega de trabalho, ele mostrou quem era! Passou a me perseguir na rua, a espionar minha casa (tenho vídeo), me mandou fotos de cortes que fazia pelo corpo, mandou mais de uma carta de suicídio (que nunca cumpriu, nem irá) e diz ser por minha causa o desejo de se matar. Quando reportei a família dele a situação, descobri que era diagnosticado com essa doença, e soube das muitas mentiras que me contou, como a de ser muito pobre. Já fiz BO e dei block em todas as redes sociais, mas ele cria perfis fakes e me manda mensagens horríveis de lamentação, me culpando por seu sofrimento!

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, obrigada a quem escreveu o texto antes de mais. Reconheço que seja possível que aqui tenha sido retratado os casos mais extremos desta patologia. Mas tenho a dizer que conheço um caso que encaixa na perfeição nesta descrição. Deve ser muito duro ter este transtorno e ler este texto mas a verdade é que para mim foi muito esclarecedor e justificou muitas questões que eu levantei a mim mesma durante e após uma relação com uma pessoa com este transtorno que apresentava todos estes sintomas e ainda mais alguns. Enfim as palavras são duras mas aproveitem para refletir pq pode ser que ajude quem tem a consxiencializar se e procurar apoio. É duro mas em certos casos é mais que real

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos falar atravéz do meu Email. Está no canto superior do Blog. Obrigado

      Eliminar
    2. Vc resumiu o que eu estava pensando. Eles têm o transtorno e nós convivemos com eles. O texto ajuda sim!

      Eliminar
  15. Otimo artigo. Tive um relacionamento com uma border, mds que inferno. É compreensível que quem tem esse transtorno se irrite ao ler, pois eles detestam ser expostos. A manipulação é constante e a falta de empatia de quem sofre com esss transtorno torna qualquer relacionamento saudável impossível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Odeiam a exposição, mas nos expõem ao máximo. A minha ex usou desse argumento de ser exposta para não entregar meus pertences a Polícia.

      Eliminar
  16. Um texto que se intitula científico, mas baseado somente em evidências anedóticas e carregado de mágoa como esse não deve ser levado a sério. Percebe-se a negação da realidade pelo descaso com aqueles que, mesmo que educadamente, discordam do texto na seção de comentários, enquanto àqueles que concordam é demonstrada total solidariedade e disposição a ouvir.

    Esse texto deveria ser banido de aparecer na pesquisa do Google pois reforça um estigma sobre pacientes psiquiátricos pertencentes a um grupo que já tem dificuldade de obter ajuda por muitos profissionais se recusarem a tratar, fora que pode agravar a situação de uma pessoa que está pesquisando justamente em busca de ajuda.

    Pacientes com borderline são grande número entre aquelas pessoas que cometem suicídio. Textos como esse são de grande contribuição para essa estatística.

    ResponderEliminar
  17. Muito bom o texto! Não ligue para as críticas pois eu convivo c um e é bem assim é uma dificuldade qdo entra em surto! Eles não se ajudam nem aceitam ajuda e acham q o mundo tema fora em torno deles é mto flutuante o humor tbm! O que fazer com um border q surta por não ter sexo a hora q quer? E quer brigar pq acha q eu tô enrolando como se tivesse obrigação de satisfazer qdo não tô afim e não pudesse ferir seu sensível ego com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Basta ver os insultos aqui deixados

      Eliminar
    2. Você insulta e não quer ser insultado? Muito irônico. Porque ao invés de criticar você não coloca no seu texto para quem convive com um procurar tratamento junto com o mesmo para trabalhar suas dificuldades. Possuo o transtorno e sou casada a mais de cinco anos, fazemos tratamento juntas e temos um amor lindo e respeitado por todos que nos conhece. Você é tão leigo e desumano, um pobre coitado digno de dó, a sua publicação é totalmente irresponsável e você pedante! Sem conhecimento técnico ou científico algum. Você está falando aí meu amigo de um border sem tratamento e esta generalizando o transtorno. Pois o comportamento de um indivíduo não é formado só pela personalidade mais também pelo caracter. E vocês meus amigos borders assim como eu nunca desistam, não desista do seu tratamento, sei o quanto sofremos e nossa luta é diária, mais tenho orgulho de nós temos muito amor para dar diferente da maioria das pessoas de hoje, nosso coração é enorme. E muitos borders como nos deixou um legado, uma história e coloriu o mundo ainda mais com seu amor, Angelina Jolie, Martin Monroe, janis joplin, jim carrie, Kurt cobain, Amy whinehouse, a lista é grande, são pessoas brilhantes e quem é esse mero cidadão preconceituoso? É nada! Beijos

      Eliminar
  18. Antes de concordar e agradecer pelo texto esclarecedor, queria confessar que achei o título um tanto quanto hostil e sensacionalista (fuja delas).
    Digo isso porque namoro um border há 8 meses e vivo esse inferno.
    Infelizmente é muito isso!
    As vezes sinto como se ele usasse um óculos que o impedisse de enxergar a realidade (sem saber que está usando). Tudo é visto de forma ofensiva e/ou distorcida. É insano.. e cansativo, demais!
    Sim, estou exatamente nessa teia de aranha que você falou.
    Mas no fundo eu sei o ser humano incrível, porém ultra sensível que ele é, mas tá lá dentro, escondido a sete chaves.
    E não há terapeuta que tenha essas chaves, a não ser que ele realmente se entregue e seja honesto.
    Enfim..
    Quem dera os borders que leem isso, fossem até o fim do seu texto com bons olhos e vissem (sem os óculos da ofensa) o conselho mais nobre e claro que cita:
    Ouse ser vulnerável!

    ResponderEliminar
  19. NUNCA HAVIA LIDO UMA DESCRIÇÃO TÃO PERFEITA DO TRANSTORNO BORDERLINE.
    REAL E ESCLARECEDOR. PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  20. Quanto absurdo escrito em um só texto!Vc é um irresponsável por publicar e disseminar esse tipo de preconceito por pessoas com distúrbio psiquiátrico... além de que vi vc respondendo diversos comentários dizendo que esta era a sua opinião, SUA OPINIÃO!!!!! Vc tem a noção de como isso é ridículo? não se trata um assunto delicado desses com opinião. Pessoas com este quadro clínico tem tendencias suicidas seu ignorante? Vc sabe o tamanho do dano que um texto desses pode causar? Sinto nojo... Ha, e antes que vc venha dizer q só os border se irritaram com o texto, que bla bla bla... não sou border!!! Só não poderia ficar quieta vendo uma irresponsabilidade dessas.

    ResponderEliminar
  21. Tenho um irmao que desenvolveu esse transtorno. Eu não tenho o diagnóstico de um profissional especializado, mas sempre questionei as atitudes dele. Já faz 5 anos que leio sobre boderline e já até tentei fazer ele buscar ajuda, mas o estado em que ele se encontra hoje é praticamente impossível. Ele tem 25 anos, é um rapaz muito bonito, mas nunca teve namorada e tem só um amigo, do qual vive em pé de guerra. O pior é que não sei mais o que fazer. Agora mesmo ele teve um surto se trancou no quarto e saiu me culpando como se eu fosse a pior pessoa do mundo. Eu sempre dou uma chance pra ele, mas a convivência boa com ele dura uma semana, 1 dia e as vezes algumas horas. Ele distorce tudo que fala pra ele e em alguns surtos ele grita muito alto. No último até achei que ele ia me agredir fisicamente. Se eu discuto com ele grita e se eu fico quieta ele grita comigo. Já até pensei em internar ele a força. Ele já tentou agredir as pessoas na rua e no trabalho. Se demitiu do emprego dele e agora não consegue ficar nem três meses trabalhando em um mesmo lugar.

    ResponderEliminar
  22. Fui diagnosticada com essa praga de doença, vi o tanto que prejudiquei minha família, consegui me colocar no lugar deles ,qndo tive o diagnóstico chorei 3 dias ,pois comecei a ler.sobre ,chorei pelo que os fiz passar ,quero me livrar disso com todas as armas que.puder ,e ao pedir perdão as pessoas que eu machuquei,odeio ser assim ,odeio ter isso ,mas não me odeio porque ninguém escolhe isso para a própria vida ,graças a Deus descobri e vou tratar .nunca mais quero magoar ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glória à Deus! Deus te abençoe e guarde, vc vai conseguir

      Eliminar
  23. Excelente matéria, esclarecedora.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  24. Eu namoro uma boderline, a descrição está perfeitamente se encaixando com a minha namorada, ela quer toda a atenção para ela, sempre desconfiou que eu poderia amá-la, mas eu amei, sendo que esse jeito explosivo, o humor que varia entre outras acabou sugando e exaurindo, tentei de todas as formas levar a relação para frente, mas como qualquer relação de qualquer casal ele foi se esvaziando e a tolerância com a pessoa que tem boderline foi diminuindo gerando muitos conflitos. Amanhã vou terminar um relacionamento de 6 anos, procurando uma forma de terminar a relação com um boderline achei esse site, aliás me ajudou bastante para compreender um. Eu só fui descobrir o que era boderline quando o médico diagnosticou ela recentemente, aí pude unir todas as ideias que tenho lido. Não é fácil realmente lidar com um boderline, eu consegui conviver 6 anos, mas infelizmente o amor acabou indo embora. Ela tem a sexualidade de bi, uma vez chegou a propor se eu deixaria ela ficar com uma mulher, eu dei confiança e falei que poderia, mas só se eu participasse também - não sou bobo e nem nada - mas ela disse que não aguentaria me ver com outra mulher na cama, pois pelas leituras o boderline são possessivos e enxergam o mundo de forma muito egoísta. Tive momentos maravilhosos, fui muito feliz, com o tratamento de remédios com certeza dá para ter uma vida normal com o boderline, mas eu não a amo como antes para pegar essa segunda fase de uma pessoa que se trata. Ela já me agrediu como diz o texto, sempre quando discordava ela não aceitava, ou seja, o texto exemplifica bem um boderline, mesmo sabendo das características de cada um. Ela sempre foi clara comigo e eu devo ser claro com ela e sincero, por muito tempo tive medo de terminar com ela, pois tinha medo dela se autodestruir, tomando remédios para morrer, isso é comum no boderline em período de crise. Queria muito ajudá-la para sempre de coração, mas o boderline quando você termina precisa cortar os laços infelizmente. Ainda não sei como será o período pós término, mas espero que ocorra tudo bem, sabendo que sairemos feridos por ter tido uma relação de 6 anos. Nesse período final ela chegou a me pedir um tempo e eu falei que terminaria ou não, ela desistiu, mostrando claro e evidente o desgaste da relação.

    ResponderEliminar
  25. Eu namoro uma boderline, a descrição está perfeitamente se encaixando com a minha namorada, ela quer toda a atenção para ela, sempre desconfiou que eu poderia amá-la, mas eu amei, sendo que esse jeito explosivo, o humor que varia entre outras acabou sugando e exaurindo, tentei de todas as formas levar a relação para frente, mas como qualquer relação de qualquer casal ele foi se esvaziando e a tolerância com a pessoa que tem boderline foi diminuindo gerando muitos conflitos. Amanhã vou terminar um relacionamento de 6 anos, procurando uma forma de terminar a relação com um boderline achei esse site, aliás me ajudou bastante para compreender um. Eu só fui descobrir o que era boderline quando o médico diagnosticou ela recentemente, aí pude unir todas as ideias que tenho lido. Não é fácil realmente lidar com um boderline, eu consegui conviver 6 anos, mas infelizmente o amor acabou indo embora. Ela tem a sexualidade de bi, uma vez chegou a propor se eu deixaria ela ficar com uma mulher, eu dei confiança e falei que poderia, mas só se eu participasse também - não sou bobo e nem nada - mas ela disse que não aguentaria me ver com outra mulher na cama, pois pelas leituras o boderline são possessivos e enxergam o mundo de forma muito egoísta. Tive momentos maravilhosos, fui muito feliz, com o tratamento de remédios com certeza dá para ter uma vida normal com o boderline, mas eu não a amo como antes para pegar essa segunda fase de uma pessoa que se trata. Ela já me agrediu como diz o texto, sempre quando discordava ela não aceitava, ou seja, o texto exemplifica bem um boderline, mesmo sabendo das características de cada um. Ela sempre foi clara comigo e eu devo ser claro com ela e sincero, por muito tempo tive medo de terminar com ela, pois tinha medo dela se autodestruir, tomando remédios para morrer, isso é comum no boderline em período de crise. Queria muito ajudá-la para sempre de coração, mas o boderline quando você termina precisa cortar os laços infelizmente. Ainda não sei como será o período pós término, mas espero que ocorra tudo bem, sabendo que sairemos feridos por ter tido uma relação de 6 anos. Nesse período final ela chegou a me pedir um tempo e eu falei que terminaria ou não, ela desistiu, mostrando claro e evidente o desgaste da relação.

    ResponderEliminar
  26. Me relacionei com border, é incrivel como eles te fazem se sentir culpado por tudo mesmo que a culpa não seja sua. É desgastante!

    ResponderEliminar
  27. Gostaria de conversar com vc sobre meu caso com minha ex que parece ter esse transtorno. Como posso falar com o autor do texto ?

    ResponderEliminar
  28. Você não deveria expor um texto desse como esse na internet, principalmente se você se diz tão inteirado no assunto e deveria saber da real condição de quem sofre com essa doença, e não dizer "fujam delas". você basicamente está dizendo que pessoas que sofrem com uma doença como essa onde o indivíduo é constantemente instável e pode ter comportamentos impulsivos. enfim, repense antes de postar um texto como esse na internet, onde várias pessoas têm acesso e pode se tornar um gatilho. peço para que você pelo menos pesquise e veja o que você está tornando público.

    ResponderEliminar
  29. Parabéns...seu texto me esclareceu...vivia com um paciente a 2 anos e achava q estava ficando louca com tamanha manipulação...estou sem chao de tristeza de amar a pessoa e ter de deixá-la pelo diagnóstico, pois tenho 1 filha e nao consigo dar toda 200% de atenção que exigem e a pessoa tb não aceita o diagnóstico...eh uma trsiteza sem fim...amar alguém saber que é doente e que tem que deixar...
    Mas obrigada pelo texto obvio que nem todos apresentam o mesmo quadro mas ficou bem compreensível a gravidade do tema...

    ResponderEliminar
  30. Por favor, todo mundo tem um transtorno mental no planeta. Um com niveis bem amenos, outros com niveis muito extremo. Nada que uma boa conversa e uma orientação de um profissional de verdade não possa melhorar. Todo ser humano tem direito de ser feliz, independente das suas doenças. Não sei pq fugi destas pessoas (bordeline) soa um tanto preconceituoso. E outros transtornos e doenças tão nocivas quanto essas? Será que deveriamos ter o mesma postura? Bipolaridade, complexo de inferioridade, narcisistas, down, retardo mental, esquizofrenia, depressão entre outras. Deveriamos nos afastar (fugir) desses "monstros" que já sofrem tanto desrespeito e preconceito da sociedade. Textos como esse, só reforçam isso. Só pra esclarecer não sou bordeline, conheço uma menina completamente tranquila, pq se trata e uma pessoa com depressao que é muito mais dificil de convivio que a citada acima. Ninguem pode ser definido por suas limitações.

    ResponderEliminar
  31. Nossa acabou com o boderline.A pessoa que lê isso tudo é capaz de se matar se acreditar nisso.Muito estranho esse tecto.No mínimo é um desabafo de um escritor com dor de cotovelo deve ter levado chifre da namorada boderline kkkkkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade e pode ter certeza que esse senhor não imagina ou não se importa se toda pessoa que ler seu texto e for borderline tiver um ato de desespero e cometer suicídio. Ridícula colocação repugnante essa exclusão.

      Eliminar
    2. Tomara que morra, e dê paz para a humanidade

      Eliminar
  32. O artigo é bem impactante, mas é a pura verdade. Me relacionei, ou tentei me relacionar com uma border, e acabei tento a minha imagem manchada pelas distorções que ela fez sobre mim para família é amigos. Fui atacada verbalmente por eles, sem ao menos fazer ideia do porquê me odiavam. Mentem que nem sentem, querem 100% de você é retribuem com migalhas e você que se dê por satisfeito. É um verdadeiro inferno emocional. Corre, gente...corre muito.

    ResponderEliminar
  33. Realmente é um caso sério e delicado. Faz 3 dias que sai de uma relação de 7 meses com uma border. No começo é tudo perfeito: fazem de tudo pra te agradar mesmo não estando tão alegres. Depois de um tempo isso muda e qualquer fiapo que não esteja conforme o seu agrado pode resultar em um surto sem fim. Eu realmente a amo, tentei ajudar sempre que pude, mas parece que ela não quer ser ajudada. Então recentemente ela achou qualquer motivo absurdo pra terminar comigo e eu depois de muito esforço e dedicação acabei me descontrolado e brigando muito com ela. Não conseguimos e provavelmente n teremos mais contato para fechar o ciclo da nossa relação conturbada, mas talvez algum dia faça bem para ambos e sirva de lição. Eu tentei de tudo, mas infelizmente acabei adoecendo e desenvolvendo problemas que não tive antes da relação. Por isso é importante aceitar a dor e lembrar que apesar de tudo, essa pessoa não pediu pra ser assim. Isso não faz de alguém uma pessoa ruim até lá esses indivíduos vivem em outra realidade. Acredito que com muita força de vontade ambiente, e tratamento adequads os sinais podem diminuir consideravelmente. Adeus amor, eu queria que desse certo. Você não quis estender a mão pra mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eaee mano, depois de um ano, conseguiu resolver. Sua história é parecida com a minha

      Eliminar
  34. Eu vivi tudo isso que relata no texto. Viver com um borderline e um inferno. Eles são parasitas narcisistas doentios. Ela quase me destruiu. Quando finalmente consegui me libertar fez a cena que iria se jogar de um prédio. Cometia crimes e depois sempre colocava a culpa na doença. Manipuladores terríveis.

    ResponderEliminar
  35. Como dizem a verdade dói ,tenho muita história para contar, breve contarei minha jornada pior as feridas não se cicatriza ainda permanece

    ResponderEliminar
  36. Li refleti que é pura verdade que está escrito ,estou passando na pele o veneno que é injetado do despreso sem sentimentos no momento você gosta de verdade da pessoa,

    ResponderEliminar
  37. Muito obrigada por me mostrar quem eu sou de verdade. Eu sei que destruo todos ao meu redor e, pior, tenho feito um inferno da vida da minha mãe. Nenhuma pessoa que já tentou me ajudar saiu ilesa e por isso já tenho me afastado de todos os meus amigos e estou a aprendendo a esconder todos os meus sentimentos, pois sou uma bomba relógio. Espero nunca mais machucar ninguém custe o que custar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. você é incrível, só tem sentimentos confusos, não deixe ninguém dizer quem vc é... se perdoa, recomeça pela milésima vez se precisar... me chama no whats pra conversar se quiser <3 998329889

      Eliminar
  38. Pura verdade! O transtorno ainda não é 100% compreendido nem pelos Psquiatras, não se ajudam, não aceitam ajudam, aí fica difícil né ? Por que não procuram se auto avaliarem e ver o sofrimento que vcs causam nas pessoas ao redor! Meu caso foi bem pior me casei com uma border que quase me levou para o fundo do poço, nem dormir direito estava conseguindo mais,e graças ao bom Deus estou me livrei e estourou em paz hoje, não nos deixei cair em tentação mas livrai nós do mal.

    ResponderEliminar
  39. Sou Borderline em decorrência a um abuso sexual que sofri na infância.. Li esse artigo e os comentários e chego a entender como deve ser difícil para as outras pessoas conviver conosco... meu primeiro pensamento ao ler foi: ''Socorro eu sou um monstro!''
    Mas não, se você é border e está lendo esse comentário quero que você saiba que merece ser muito amado e respeitado, não é culpa sua ter o transtorno mas é responsabilidade sua procurar tratamento..
    Me senti muito ofendida a primeira vista, mas tenho certeza que um psiquiatra ou psicólogo responsáveis são os mais aptos a nos orientar, não um blogueirinho qualquer que ACHA que sabe o que é ser border;
    FORÇA IRMÃOS E IRMÃS, SOMOS DIGNÍSSIMOS DE TUDO O QUE HÁ DE BOM NESSE MUNDO E NÃO PRECISAMOS DE UM PARCEIRO OU UM ALICERCE PARA SERMOS FELIZES!!!!
    Quem se sentiu mal após ler esse artigo ou ouvir qualquer ofensa e tiver ideias suicídas me chama no whats 998329889 e se sinta acolhido, vamos conversar. Um dia de cada vez!
    beijos

    ResponderEliminar
  40. Vc gereneralizou muito, pois existem 4 tipos, eu sou uma boder e não faço nem a metade do que disse, se faço mal é só a mim mesmo, não faço mal a ninguém . Não sei como funciona com homens mas como mulher vc está bem equivocado ou um traumatizado por não saber lhe dar com suas dores e limitações pq um médico conceituado psiquiatra jamais falaria isso

    ResponderEliminar
  41. Eu entendo que o texto seja mais um alerta e claro que devemos tomar cuidado como dialogamos com as pessoas que possuem transtornos de personalidade. Acho que quem não ajuda, não deve atrapalhar. Mas você tem seu direito de falar como quiser e as pessoas de responderem. Só acho que alguém se identificou com tais comportamentos, ao invés de ficar com raiva de quem escreveu, use isso como um impulso para buscarem ajuda profissional.

    Eu me envolvi com alguém assim e digo que não é fácil, não estou falando que a pessoa tenha transtorno, até porque não sou médico e ela não foi diagnosticada (ainda). Mas, posso afirmar que na terapia ela dava a entender que todos em seu ciclo social eram problemáticos, família, amigos e parceiros amorosos ou ficantes. Isso procedia? Não. Você olhava o comportamento da pessoa e tinha traços de histriônica com borderline, seja por ter dificuldade de fazer amizade com mulheres, mudança de humor rápido, disforia, terceirização de responsabilidade, manipulação, atitudes de busca por atenção e aprovação, querer se a melhor em tudo e a mais inteligente e bonita para ganhar a atenção e afeto das outras pessoas, mudança rápida de estados emocionais que parecem superficiais para os outros, excessivamente preocupado com a aparência física e usando a aparência física para chamar a atenção para si mesmo, as opiniões são facilmente influenciadas por outras pessoas, mas é difícil sustentar com detalhe, tendência a acreditar que os relacionamentos são mais íntimos do que realmente são, altamente sugestionável (facilmente influenciado por outros), dramática excessiva com demonstrações exageradas de emoção, esforços para evitar o abandono real ou imaginário, ataques intensos de raiva, depressão ou ansiedade, se considera fundamentalmente ruim ou indigna, fica entediada facilmente, tem sentimento de vazio e solidão ou acha que é injustamente incompreendida ou maltratada, pensa em suicídio para se punir, relacionamentos intensos e instáveis que se alternam entre idealização e desvalorização da outra pessoa, chegando até o descarte quando ela te vê como alguém que não atende mais as suas necessidades ou quando ela vai ao outro extremo te enxergando como alguém ruim que faz mal para ela, também pode descartar quando está flertando com outras pessoa, mas logo vem o hovering e ela voltava a me procurar, impulsividade em sexo desprotegido, gastos excessivos e compulsão alimentar, raiva inadequadamente intensa ou problemas para controlar a raiva.

    Não é fácil lidar com pessoas com essas características que nitidamente prejudica a própria vida e quem mora junto ou se relaciona com ela profundamente, porém sem tratamento médico é impossível de se obter uma relação saudável. Segundo médicos, leva uma média de 5 até 10 anos para surtir efeito. Quem leu e se identificou, procure ajuda, brigar com os outros ou xingar quem publicou esse artigo não vai mudar nada. Imagino como isso doa, mas dói também para quem convive, até li aquele livro "pisando em ovos" que fala exatamente como lidar com quem tem TPB, mas não é fácil e não depende só da família e do parceiro ficar se adequando, ainda mais se adequar em algo em que a instabilidade é a regra, não somos pêndulos para ficar indo e vindo conforme sua visão das coisas e vontades mudam, procurem ajuda que tem tudo para dar certo e uma melhora gradual surtir efeito,

    ResponderEliminar
  42. Muito bom texto. Parabéns. Infelizmente a realidade é dura pra quem ama uma pessoa com esse transtorno...

    ResponderEliminar
  43. Amigo, primeiramente, mais empatia, conheço de perto o transtorno e não é bem assim não... tem o lado ruim, mas não a ponto de aconselhar distanciamento dessas pessoas. Com transtorno ou não continham sendo pessoas. Se vc passou por desilusões amorosas ou algo do gênero com alguém que tenha o transtorno, isso é problema seu, então guarde pra si. Você não precisa ficar atacando de maneira generica todos que tem o transtorno, até porque não existem pessoas iguais. Até dentro do transtorno há diferentes, graus, características e nuances. Aconselho convensar com um especialista no assunto, antes de opinar com esse embasamento raso sobre a doenca. Abração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem assim SIM!
      Faltou uma pessoa para me alertar é me falar o real tamanho do problema é destruição que estava entrando em minha vida. Hoje quem não é mais pessoa sou eu, sou um resto de pessoa por conta de ter deixado um vampiro desses entrar em minha vida, toda a minha família sofre hoje com esse monstro que não faz as coisas que faz por mal. Naomquero nem saber mais os motivos, só queria me livrar de tamanha violência e tortura.
      ABSOLUTAMENTE tudo que olhei na postagem é real para essa boderline que conheci e está enfiada hj em minha vida.
      Só queria voltar no tempo, penso em não exibir mais por conta do transtorno dessa pessoa e a prisão perpétua que fui condenado a passar com ela.
      É você vem me falar ISSO?
      Deixo meu grande alerta a qualquer um que ainda tenha a sorte de poder escapar de um relacionamento boderline, só posso gritar do fundo do posso que me encontro

      FUJA, não venha para mais perto da beirada desse poço, não caia nesse buraco sem fim.

      FUJAM. Pelo amor de deus, FUJAM e salvem suas vidas e das pessoas de sua família que inevitavelmente iram sofrer também,
      Portanto FUJAM

      Eliminar
    2. Se você não sabe moça, vou te contar, Borderline é uma desgraça!

      Eliminar
  44. 'Eles exigem toda a atenção do mundo para si e facilmente são tomados pelas emoções' Errado, não são todos que são assim, até pq o boderline sente vergonha intensa também então ele as vezes não se mostra, fica arredio e no seu canto
    'E ainda com tanta exigência de atenção, armam confusão com notáveis explosões de raiva como agressividade, ironia, xingamentos e até demonstrações físicas de violência.' Sobre esse paragrafo, novamente essa colocação está errada pelo fato de não serem todos a terem esses momentos, e também varia bastante entre a idade, normalmente os mais novos são assim, apartir dos 30 os casos são menos e menos recorrentes, aliás se o boder conseguir chegar nos 30 pq sua capacidade de cometer suicidio é grande.
    Novamente uma colocação errada 'Eles vão culpar o mundo por seus problemas,', o boderline ele se culpa muito mais do que as outras pessoas, aliás eles se culpam por tudo.
    'Transtorno de personalidade histriónica' Deixe claro que são em alguns Boders que esse transtorno surge.
    1É como eles se revestem para atrair suas vítimas.' Vc fala como se tivesse falando de psicopatas, ou narcisitas... Irresponsável mesmo suas colocações.
    'Transtorno de personalidade antissocia' Retornando a esse ponto, são em alguns casos que os Boders tem esse transtorno.
    'Porque esse é o maior medo do sociopata manipulador' Sério que eles são sociopatas manipuladores??
    ' Pois acredite, apesar de você ser incapaz de amar, muitos amam profundamente.' Boderline são capazes de amar sim.
    Bom vamos lá Senhor Adérito. Talvez vc tenha que confessar alguma experiência sua com um Boderline aqui para tamanho artigo de forma a julgar. Vc se confundiu entre Boderline(100%emoção) e psicopatas(100%razão), só para o sr saber, sociopata é um nome que hoje não se usa mais, mas antigamente na psicologia se usava para diferenciar o psicopata de nascimento do psicopata que se tornou assim no meio da sociedade, mas hoje como sabemos o psicopata nasce assim, e dependendo do meio ambiente se desenvolve para pior ou diminui as condutas. Confesso ser Boderline e vou falar da minha experiência e de outras pessoas Boders que conheço do meio. O Boder tem uma grande desrregulaçao emocional. Sente as emoções de modo muito mais intenso e sua sensibilidade é maior. Tem necessidade de segurança, tem um medo de abandono enorme. Mas jamais diga que eles são maldosos, pois eles não são. O que acontece é que como são casos dificeis de serem diagnosticados o seus transtorno pode cada vez mais ir piorando. O pior que um Boder pode cometer é se suicidar. Muitas das vezes sua atitudes e muito mais prejudicial a si do que aos que estão ao redor. Esse tipo de pessoa precisa de muita ajuda. Por sorte hoje estou tratada. Vivo bem, tenho amizades des da infância, sofri muito quando perdi meu irmão, amei até o último momento minha vó, a protegi como uma leoa, a minha irmã também. Tenho uma tia que tem o transtorno, infelizmente por ser religiosa e não acreditar na ciência não se permite ir a um psicologo. Mas ela cuidou da minha vó, abdicando da sua vida para cuidar de uma idosa, sem nada a ganhar já que todos os irmãos largaram a minha vó por esta também ter transtornos de esquisofrenia. Conheço outro boder, que ajuda pessoas em situação de vunerabilidade e está em tratamento, melhorando a cada dia. Entendo você querer preservar ou alertar quem convive com quem é desse transtorno, é muito possível mesmo a pessoa ao lado do Boder sofrer e recorrente, mas o Boder precisa de muita ajuda, por ser recorrente em 90% a atitude suícida. São pessoas que se tratáveis a tempo tem grande talentos a oferecer a sociedade. Faltou responsabilidade na sua fala. Se quer falar de manipuladores, fale dos psicopatas, narcisistas que esses sim fazem vitimas, destroem psicologicos, roubam, cometem crimes dos mais variados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica. Li o seu argumento com muito cuidado. Tenho interesse em trocar algumas opiniões consigo sobre este assunto.
      Queira dispor do meu E-mail. Obrigado

      Eliminar
  45. Lá vai um relato. Namorei uma boderline por um longo tempo. Como eu a classificava: carinhosa, muito apelativa, tímida, possessiva, sonsa, chorava muito, eu era "o amor da vida dela", se cortava, tinha ataques de irritação etc. Muita manipulação tendo muitas pessoas em sua rede de manipulação.
    Exige muito do seu tempo, sempre querendo ficar do lado. Afasta vc da sua convivência habitual. Sempre dizia estar cansada ou de não estar bem, dizia do nada. Quando eu me tornei descartável, pois ela reencontrou velhas amigas, ela mudou comigo, se distanciando cada vez mais. Aliás,sempre se distanciou quando havia outras pessoas no seu entorno. Provavelmente alimentando sua necessidade de validação, competindo com a minha. Ela terminou, mas ficou por perto, seguindo Instagram e mandando msg duas semanas depois. Reatamos por uma semana, percebi que ela não tinha voltado com sinceridade, terminei e então ela me bloqueou em tudo. Tirei ela do frame que ela queria, porque ela queria que fosse amigo dela apos o término. Ou seja, não queria perder minha validação. É um romance gostoso no início, porém, gera muitas dúvidas e difícil abraçar algo mais sério que isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eaee Rodrigo, seu relato parece muito com o meu. Ela terminou recentemente comigo por um motivo bem absurdo e impulsivo no dia 7/01 e depois disso ainda queria ser amigos. E depois de todo esse tempo o que aconteceu?

      Eliminar
  46. Concordo , por que vivi 9 anos com uma borderline , hoje estou em tratamento com terapia para superar os estragos que ela me causou. Não tenho como me afastar 100% pois tenho uma filha com ela .
    São poucos artigos que olham para as pessoas que conviveram com borderline, geralmente são só profissionais falando o quanto os boders sofrem(que é um fato )
    Mas poucos tratam de quem está convivendo com borderline.

    ResponderEliminar
  47. Não somos esse monstro!
    As coisas ficam menos piores quando descobrimos,aceitamos e entendemos que todo esse turbilhão de emoções é uma doença e não falta de maturidade e etc...
    Facilita quando já falamos de início para as pessoas que vamos nos relacionar ,antes de começar (pois se tentarmos sermos os normais pouco provável que dará certo)
    E terapia ,muita terapia e quando cansar da terapia vai cansado ou arrastado,nem que seja pra ficar olhando pra cara do terapeuta (Essa é a pior parte confesso, pq quando estamos em crise não conseguimos falar o que sentimos e nos isolamos)
    Enfim... Só sabe quem é!

    ResponderEliminar
  48. É exatamente isso que acontece com essas pessoas mesmo, tenho uma sobrinha de 28 anos com uma filha de 2 anos e meio, semana passada tive uma briga séria com ela pelo tratamento que dá a filha. Infelizmente são pessoas que jamais deveriam pensar em maternidade.
    Parabéns pelo artigo

    ResponderEliminar
  49. Todos que criticaram seu texto obviamente são bordelines, não tenha dúvidas disso. Enfim, seu texto é bem explicativo, parabéns. Eu vivo a 4 anos com uma pessoa que sofre deste problema, a noite dorme de pipo, só você vendo. Você receberá muitas críticas pelo seu texto, afinal o Brasil é um dos países com o maior número de bordelines do mundo.

    ResponderEliminar
  50. Conheci uma pessoa em dezembro de 2019, no começo foi ótimo, depois de algumas coisas que comecei a não entender, é dela tentar suicídio em minha casa, decidi terminar com ela. Descobri que ela tem esse transtorno.
    O que me irritou nos comentários é a quantidade de pessoas falando mal sobre o texto.
    Seus HIPÓCRITAS, minha vida foi destruída, minha mãe que tem problemas de saúde e eu cuidava dela piorou muito, infelizmente essa pessoa ficou grávida e hoje só penso em deixar de existir.
    Se tivesse alguém para me alertar e me falar que monstros são essas pessoas com esse transtorno eu não estaria nessa situação assim como toda minha família e futuramente vai atingir também essa criança também.
    Portando, deixo aqui meu alerta para pessoas que ainda não tem filhos com uma pessoa com esse transtorno.
    Fuja enquanto existe tempo para você, para mim é tarde de mais,
    Estou morto em vida, existia alegria em mim antes, não existe mais.
    São vampiros
    Eu tentei absolutamente tudo para ajudar, mas é um buraco negro que traga tudo ao seu redor.
    Sua descrição foi perfeita com a border da minha realidade. Ela já falou exatamente o que você colocou. Merece que todos façam tudo por ela, mas que em não deve nada para ninguém.

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  52. Era desse texto que eu precisava para seguir em frente.
    Comecei um relacionamento em junho de 2020 com um rapaz . Desde o início tudo muito conturbado, mas eu muito apaixonada fui me deixando levar .
    Ele me enrolou entre idas e vindas até setembro de 2021 quando resolveu realmente me assumir .
    Desde então minha vida virou um inferno e tudo o que relata no texto eu vivi.
    Crises constantes, brigas sem sentido, mudanças de humor, pensamentos suicidas, convivência muito difícil com a família toda.
    Ele muito manipulador, sempre a vítima de tudo.
    Mergulhei de cabeça nesse relacionamento onde passei a desacreditar do meu potencial como ser humano.
    Comecei a ter crises de ansiedade e de Pânico frequentes e passei a tomar remédio pra depressão.
    Parecia um poço sem fundo . Chegamos a vim morar juntos e com um mês ele foi embora com a roupa do corpo. Sem me dar nenhuma explicação, me bloqueou de tudo e desapareceu e agora lendo esse texto e esses relatos eu obtive todas as respostas que eu precisava para seguir em frente.
    Um conselho, a qualquer sinal de que a pessoa tem a síndrome, se afaste.

    Vou deixar abaixo um texto que escrevi dias depois do término, se puderem ler, ali explico exatamente como me sentia .

    ResponderEliminar
  53. Você foi o amor mais doentio que eu já senti.
    Amar você talvez tenha sido a parte mais louca da minha vida.
    E também a parte mais errada.
    Porque apesar de te amar, desde que você chegou na minha vida despertou sentimentos obscuros que eu nunca havia imaginado que existiam.
    E ao olhar agora as nossas fotos eu consigo ver o peso e a sombra que existiam no meio de nós .
    E talvez eu nunca entenda o porque tudo isso aconteceu.
    E nesses sete meses em que estivemos juntos, eu experimentei sentimentos que nunca fizeram parte de mim.
    Crises de ansiedade constantes, insônia, dores em tudo, remédios, álcool . Turbulência, uma falação na minha cabeça . Medo. Desespero. Ódio . Até a minha parte espiritual se afetou.
    Eu mergulhei de cabeça em um relacionamento que eu sempre soube que não iria pra frente e também soube que não era recíproco.
    E eu sofria como nunca, em cada crise sua.
    Suas crises existenciais acabaram com a minha saúde mental.
    Sua mudança de humor repentina, suas paranóias, suas dores, seus traumas, seus problemas, sua família, seu alcoolismo .
    Eu absorvi tudo e eu fiz de tudo pra te ajudar a sair do buraco . Mas acontece que eu não tive forças e você me puxou e me levou lá pro fundo e eu deixei . Deixei porque eu acreditava que o amor muda tudo. Mas que amor é esse que dói ? Que amor era esse que pesava nas minhas costas e no meu coração? No fim, quando lembro de todo o inferno que vivi ao seu lado, eu vejo que não era amor . Era obsessão.
    E eu pedia a Deus todos os dias pra me mostrar o caminho, só que mesmo que Ele me mostrasse tudo se confundia na minha cabeça quando eu te via.
    Porque o meu coração acelerava, as minhas mãos soavam e meu corpo estremecia.
    Existe algo em você que faz eu me tornar fraca, algo em você me intimida .
    E eu sempre quero te desafiar, eu sempre quero colocar a toda prova sua paciência, assim como você faz comigo .
    E no final eu sempre corro atrás, mesmo que eu não tenha errado, mesmo que o descontrole tenha vindo de você. Eu sempre estou lá pra concertar tudo e pra te pedir desculpas por coisas que eu nem fiz. E você sempre tem um jeito e uma maneira mais forte de me humilhar e me fazer sentir a pior das criaturas.
    Mas eu nunca consigo ir embora, assim como você faz.
    Porque ao olhar no espelho, eu não consigo mais ver os meus olhos sem lembrar dos seus.
    E que inferno é esse em que eu me meti, onde depois de te amar, todo o meu brilho se apagou, o meu sorriso foi embora e a minha força de vontade também .
    Mas que pesadelo eu estou vivendo desde que te conheci, onde eu pararia qualquer coisa que estivesse fazendo só pra te agradar, mesmo sabendo que não era o certo, mesmo sabendo que você não merece .

    ResponderEliminar
  54. E que vida teríamos pela frente com todo esse descontrole ?
    E que vida eu aproveitaria se a minha estivesse sempre em suas mãos.
    Como eu poderia crescer se você já me afirmou diversas vezes que tinha inveja de mim .
    E eu vivia com medo . Medo constante de acordar no outro dia e você não estar mais lá, medo de você desistir de mim e de você.
    Medo de nada do que eu fizesse ser suficiente. E realmente não foi.
    Mas lá no fundo eu já sabia que tudo isso aconteceria, mas eu quiz pagar pra ver.
    Eu ignorei o frio na espinha que senti na primeira vez que você me disse oi. Eu ignorei o magnetismo que senti quando meus olhos se encontraram com os seus logo na primeira vez.
    Mas agora tempo passou e eu não aguento mais viver nessa montanha russa de emoções que é estar ao seu lado. E algo me afastou de você.
    E cada célula do meu corpo se arrepende de ter te conhecido.
    E todos os dias eu me arrependo de ter tentado te ajudar. Porque você mesmo sempre disse que não precisava de ajuda. Eu que fui muito teimosa.
    E eu precisei ouvir da sua boca olhando nos meus olhos você dizer que não me amava mais e que tudo tinha acabado. Mesmo que eu soubesse que nunca existiu nada entre nós além de um sentimento obscuro que eu nunca mais quero sentir. E mesmo que eu soubesse que você na verdade nunca me amou.
    Mas eu precisava mais uma vez pagar pra ver, eu precisava mais uma vez passar por essa humilhação.
    Carol Oliveira 12/04/22

    ResponderEliminar
  55. ME RELACIONEI DE FICAR COM UMA MENINA DIAGNOTICADA COMO BODER.
    CONCORDO COM O TEXTO, FUJA.
    MINHA SORTE É QUE NÃO CHEGUEI A TER ALGO SERIO COM ELA, MAS DUROU 1 ANO E MEIO .
    MORAMOS DISTANTE 2HORAS, E NOS VIMOS NESSE TEMPO JUNTANDO TODOS OS DIAS UNS 60 DIAS.
    EXATAMENTE TUDO COMO DESCRITO: QUEREM ATENÇÃO, POLEMICOS, BRIGAR POR POUCA COISA, IMATURIDADE DE UMA CRIANÇA DE 10 ANOS.
    ELA GOSTAVA DE FLETAR COM OUTRAS PESSOAS, E POR NÃO TEREM IDENTIDADE BEM RESOLVIDA, ELA CREIO QUE A MAIORIA DAS BORDES SEJA BI.
    NO FINAL USAM A MANIPULAÇÃO ATRAVES DE BULLYNG , HUMILHAÇÃO PARA PRENDER A PESSOA.
    CANSEI, E BLOQUEEI EM TUDO E FOI A MELHOR COISA QUE EU FIZ, TIVE UM SENTIMENTO DE PAZ GRANDE.
    CONCORDO COM O TEXTO DE FUGIR, ATÉ POR QUE PESQUISAS DIZEM SER GENETICO. TER FILHO COM UMAS PESSOAS DESSAS É DISSEMINAR A DOENÇA MENTAL NA CRIANÇA QUE , SE NÃO FOR BODER E SER SAUDAVEL, VAI CONVIVER COM UMA MAE QUE VAI DEIXAR SEQUELAS EMOCIONAIS NA VIDA DOS FILHOS.
    ACREDITO NA MELHORA DA DOENÇA COM TERAPIA, PSQUIATRA, REMEDIOS, MAS A GRANDE MAIORIA, 2 DE 100 PENSAM EM MELHORAR. O RESTANTE ACHAM BOM A PERSONALIDADE ANTI SOCIAL, MANIPULADORA E A MAIORIA GOSTA DE COMETER PEQUENOS DELITOS NEM QUE SEJA TIRAR VANTAGEM DAS PESSOAS.
    ENFIM, É SÓ PERDA DE TEMPO, E PREJUDICAM INDIRETAMENTE OUTROS CAMPOS DA VIDA , COMO PROFISSIONAL, E A PESSOA NEM SABE O PORQUE.
    FUJA SIM ENQUANTO É TEMPO, E QUEM TEM BORDER, POUPE DE PREJUDICAR OS OUTROS COM POSTURAS VITIMISTAS E ASSUMAM A RESPONSABILIDADE DO TRATAMENTO.
    NÃO TEM CULPA DE SER ASSIM, MAS TEM TOTAL RESPONSABILIDADE COM O QUE FAZEM SABENDO DO DIAGNOSTICO.
    É ISSO.

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...