poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Líbia

Vídeo de  César Vasquez Alvarado em - O Mundo Desconhecido .com

A reter: 

A Líbia tinha 0% de desemprego; maior PIB de toda a África, menos de 5% da população era considerada pobre; tinha menos pessoas a viver no limiar da pobreza que a Holanda, a esperança média de vida era de 75 anos a mais alta de toda a África. (à excepção dos nómadas Beduínos e Tuaregues) todas as famílias tinham carro e casa; a saúde e escolaridade eram gratuitas; a alfabetização cifrava nos 82%. Em 2010 cada homem e cada mulher receberam 500 dólares cada um fruto do lucro da venda do petróleo:- Haviam construído um rio artificial que abastece as cidades de Tripoli e Benghazi. Transformou um bom pedaço de deserto em terra fértil. quando descobriram aquíferos de água antigos nas quatro bacias enormes com capacidade estimada entre 4.800 e 20.000 km3. A maior parte desta água foi armazenada entre 38.000 e os 14.000 anos antes do ultimo degelo, quando a região subsaariana tinha um clima temperado.

A produção de petróleo por barril custava à Líbia 1,60 dólares. 

Quando o Kadafi fez o discurso na ONU (não perder), denunciando o compadrio dos cinco do Conselho de Segurança com direito de veto que se juntaram para combater a Alemanha, assinou a sua propria sentença de morte, ameaçou criar um mercado monetário Árabe...os líderes ocidentais acharam que ele era um ditador um monstro, um tirano e que tudo estava mal e foram lá destruiram a Líbia, mataram o Kadafi e lançaram um povo inteiro na desgraça, tudo em nome da ganância pelo petróleo e ninguém diz nada!

Adérito Barbosa in olhosemlente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...