poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Treta converseta

 


Hoje é dia da treta converseta. 

Passei cedinho com a mota pela bomba e lá estava: 1,999 €/L gasolina aditivada. Vinte euros já não dá para nada!

Todo lixado, enfiei a moleirinha dentro do capacete e dei comigo a pensar naquele vulcãozinho da Ilha de La Palma que, sozinho, já poluiu, em 25 dias, mais que todos os carros a diesel do planeta poluirão, nos próximos 100 anos. 

Logo a seguir, enervei-me por causa dos navios porta-contentores que mamam 300 toneladas de combustível por dia, o equivalente a 50 milhões de carros por ano. A raiva foi tanta que também me lembrei dos navios de cruzeiro. Sim, 

um navio de cruzeiro consome,  em 10 horas, tanto quanto 278 carros consomem num ano.

Eh pá! E quando me lembrei do A380, o maior avião de passageiros do mundo, a queimar 320 mil litros de combustível, para cobrir 15 mil quilómetros?Já nem quis pensar em todos os aviões, nos navios da marinha mercante e da marinha de guerra.

É a velha treta converseta da  descarbonização dos bolsos da malta!


Adérito Barbosa in olhosemlente.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...