poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

O Robin dos bosques africano

 


O Dr. Neves é uma nulidade cozinhada no PAICV, um comunista oportunista por natureza,  um pantomineiro sem maneiras, capaz de roubar para dar às namoradas.

Os analfabetos e incapazes batem-lhe palmas na medida em que precisam de acautelar os seus empregos.

A julgar pelos recentes acontecimentos que foi transformar a namorada  em primeira dama -  o Dr. Neves tornou-se num caso particular, em estado terminal do já miserável  padrão da política Caboverdiana.

Destaco-o por não ter uma única ideia que fosse sobre a educação dos jovens – Deus seria louvado se ele alguma vez tivesse tido uma visão para o país. 

O Dr. Neves é todo ele vagamente semelhante a um vaidoso incapaz e não finge o vazio que o define.

O seu principal, quiçá solitário, argumento é o facto de existir ele e a sua pequenina circunstância.

Ainda que não dê sinais de pensar, parece consensual que o Dr. Neves existe apesar de que, com rara capacidade - muito poucochinho  aliás - para presidir o país do faz de conta.

Cada nota da imprensa que ele emite da presidência é uma confrangedora demonstração do atoleiro a que o regime desceu.

Um dia ele é moderado, noutro é esquerdista e noutro já nem reconhece o carniceiro Guinéu Cabral. Um dia orgulha-se de servir em exclusivo desde pequenino, noutros evoca o convívio com a pobreza do povo e parte para Lisboa, faz compras no Vasco da Gama.

Uns dias exalta a íntima familiaridade com o mundo empresarial, noutros arranja gancho para a namorada mamar na teta do estado.

Um dia enche a boca com justiça social, noutros pratica nepotismo. 

A originalidade do Dr. Neves não está em roubar desconchavadamente, a ponto de suscitar a impressão de que o que fez ontem resulta de não se lembrar das leis de  hoje. Ele não é capaz de sonhar com o que dirá amanhã quando for desmascarado.

O Dr. Neves, aparenta ter crescido apenas fisicamente, dá pena, embora menos pena do que os infelizes que acreditam e dependem dele e da máquina do PAICV 

É assustador como esta nulidade arrogante, prepotente e aldrabão chegou onde chegou e neste país de mentecaptos teve hipótese de chegar a PM e a Presidente. 

Para desgraça do país ele é um Zé do telhado africano. Rouba os pobres para dar à namorada. Um verdadeiro Robin dos bosques africano.


Adérito Barbosa 

in olhosemlente.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...