poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Escócia, sim ou não?


Falando da Escócia; 
São 18h30 da tarde e estou numa esplanada junto ao mar, aqui pertinho da minha casa. Estou com um grupo de amigos do curso de Inglês. Todos nós estamos a frequentar o Wall Street English.
Há pouco colocou-se a questão:
- E agora a Escócia, como vai ser?
Andámos às voltas com o tema. Uns acham que a Escócia tem petróleo, tem montes de fábricas de computadores, tem whisky, tem monumentos, tem pesca, tem lagos, castelos, mansões e hotéis. Edimburgo é uma cidade fascinante, com uma oferta cultural que nunca mais acaba e com os seus famosos bares. Fui um turista atento; existem “bares” que fecham metade do balcão  uma hora antes da outra metade, porque cada parte fica na fronteira dum condado diferente,  onde os horários de abertura e encerramento dos bares são diferentes, o que faz com que andemos de copo na mão pela rua, em direcção ao outro bar.
A Escócia produz,  por dia, milhões de garrafas de whisky. A quantidade de garrafas que produz por ano, colocadas umas ao lado das outras, cobre três vezes a distância da Terra à Lua. Só para se ter uma ideia, para Portugal exporta cerca de dez milhões de garrafas de  whisky por ano, o que dá uma  garrafa para cada português e representa 0,9% do produto exportado; para a França exporta 36 vezes mais que para Portugal  Agora é só imaginar quantas garrafas eles não exportarão para o mundo inteiro  Não estou a ver, nem  mesmo ao de leve,  como vai ser se eles se tornarem independentes!!!
A Espanha não vai permitir que a Escócia entre para a União Europeia, porque assim reconheceria as pretensões da Catalunha.
Que moeda irão eles utilizar?
Como será a bandeira do Reino Unido?
Como será a bandeira da Escócia posteriormente?
Tudo indica que a haver um sim, a União Europeia vai ficar com uma batata quente nas mãos.
 Se eu pudesse votar, diria não! Na minha opinião, o não será melhor para todo o Reino Unido. Vamos ver…
Adérito Barbosa  in olhosemente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...