poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Quando a noite cair
















No fundo tanto faz...
É a beleza dela que me atrai.
Grávida de inocência diz que sou um pateta
num discurso trapalhão,
 ternurento para me desculpar.
Quer dizer que me ama
mas não soube sentir a dor de ter parido um pateta...
Nega um princípio ativo
e torna-se vítima da vontade reprimida.
Não é medo da dor, não!
É uma vertigem fria,
é um sentir vazio,
é um futuro ausente,
é a atrapalhação dos dias
a correr sem destino.
É sentir o buraco sem fundo.
E quando a noite chega...
entre jogos de raquetes e sobrinhos...
nenhuma estrela aparece
para iluminar a pequenina bola sem vida que vai e vem
à força das pancadas
sem medo e sem emoção. Nenhuma brisa se agitou
para desviar o olhar inerte.
Estamos assim: perdidos
sentimos que não existimos
fingimos no breu a cumplicidade que não existe.
E alerta-me para a beleza da lua
mas, logo se desinteressa...
qual ilusionista.
É assim a vida do pateta,
umas vezes perto da ilusão,
outras vezes distante de se iludir.
Cada vez menos saberei
até que um dia a noite caia para sempre
e force a razão.
Ela não sabe, e ninguém lhe contou
- só os patetas amam
e só os poetas entendem o amor.
Eu por mim continuo pateta
Poeta os outros que digam.

Adérito Barbosa in olhosemlente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...