poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

sábado, 3 de agosto de 2024

Esquece, janta e dorme


“Numa manhã, o professor pergunta à aluna:

 - Diz-me lá quem escreveu "Os Lusíadas"?

A aluna, a gaguejar, responde:

- Não sei, Sr. Professor, mas eu não fui. E começa a chorar. 

O professor, furioso, diz-lhe:

- Pois então, de tarde, quero falar com a tua mãe. 

Em conversa com a mãe, o professor faz-lhe queixa:

- Não percebo a sua filha. Perguntei-lhe quem escreveu 'Os Lusíadas' e ela respondeu-me que não sabia, que não foi ela... 

Diz a mãe:

- Bem, ela não costuma ser mentirosa, se diz que não foi ela, é porque não foi. Já se fosse o irmão... 

Irritado com tanta ignorância, o professor resolve ir para casa e, na passagem pelo posto local da G.N.R., diz-lhe o comandante:

- Parece que o dia não lhe correu muito bem... 

- Pois não, imagine que perguntei a uma aluna quem escreveu "Os Lusíadas" respondeu-me que não sabia, que não foi ela, e começou a chorar. 

O comandante do posto:

- Não se preocupe. Chamamos cá a miúda, damos-lhe um "aperto", vai ver que ela confessa tudo!

- Com os cabelos em pé, o professor chega a casa e encontra a mulher sentada no sofá, a ler o jornal. Pergunta-lhe esta:

- Então o dia correu bem? 

- Ora, deixa-me cá ver. Hoje perguntei a uma aluna quem escreveu "Os Lusíadas". Começou a gaguejar, que não sabia, que não tinha sido ela, e pôs-se a chorar. A mãe diz-me que ela não costuma ser mentirosa. O comandante da G.N.R. quer chamá-la e obrigá-la a confessar. Que hei-de fazer a isto? 

A mulher, confortando-o:

- Olha, esquece. Janta, dorme e amanhã tudo se resolve. Vais ver que se calhar foste tu e já não te lembras...!”

Autor desconhecido

Adérito Barbosa in olhosemlente.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...