poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

segunda-feira, 6 de abril de 2020

O Estratega

O Estratega

Em 82/84 frequentei um curso de formação militar de longa duração; nesse curso conheci o Adelino Almeida, mais conhecido por Estratega, alcunha que lhe pusemos.
Tinha 3 características: via de noite melhor que uma coruja, era um tipo chato e super teimoso. Baptizámo-lo com esse nome, porque o tipo discutia táctica militar com os instrutores, o que eu achava uma coisa de loucos. Ninguém conseguia discutir seja o que for com o gajo - levava sempre a melhor tal a melga que ele era; tinha uma cultura muito acima da média.
Nas loucas noites de instrução, uma vez chamaram-no à frente para descrever o movimento suspeito a olho nu, coisa só possível com dispositivo de visão nocturna.
Talvez os olhos verdes ou amarelos ou azuis dele ajudassem.
O que eu sei é que o mulherio,  à época, morria de amores por ele.
Ao longo da vida ficou agregado ao meu lote restrito de amigos mais próximos.
De quando em vez falamos.

Ontem mandou-me uma mensagem através do Messenger:

- “Ó camarada e amigo, conheces por aí algum marujo de alta patente que tenha perfil para ser chefe do Corpo Nacional de Escoteiros, quando deixar o activo das fileiras da Marinha?”

Na minha boa fé, respondi:
- Não!
Passados alguns minutos envia outra mensagem:

- “Algum almirante, por exemplo, com espírito descontraído que goste que os militares não andem armados na rua quando estão em apoio à Proteção Civil usando equipamentos militares e prefira que a segurança desse material militar seja feita pela GNR ou a PSP. Alguém assim com espírito de escoteiro... Se souberes diz alguma coisa.”

Quando li isto, lembrei-me do verdadeiro Estratega do curso.
Estará ele a falar de quê?

Adérito Barbosa, in olhosemlente.blogspot.com

O Estratega à minha esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...