poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Carta ao meu sobrinho recém nascido

Caro sobrinho Júnior!

Recebi a tua carta ontem, perdão, o teu email; não me digas que nasceste com o teclado debaixo do braço! Fiquei contente por saber que terminaste a tua viagem. Nove meses é o tempo que todos aqueles que se propõem fazer esse percurso demoram.

Pelo que parece, a tua viagem foi em classe executiva de conforto superior, pelo que nem deste pelo tempo passar. Estavas tão bem e adormecido, que foi preciso o pessoal da logística pôr-te fora da nave. Não te preocupes, isso acontece a muitos passageiros dorminhocos como tu. Olha, no meu caso foi o contrário. O lugar que me deram era subdimensionado para mim. Eu era gordo que nem um texugo e como me sentia muito apertado e ao dar conta que toda a tripulação estava distraída com os procedimentos para aterragem, pus-me a milhas... ala daqui, que é cardume e saltei em pára-quedas. Quando deram por mim já eu voava sob a calote livre que nem um pássaro!
Disseste que saíste pela porta de emergência?
Que usaram o bisturi para abrirem a porta lateral?
Que tinhas uma cor esquisita e que te puseram num microondas e te deixaram lá dois dias?
Eh pá, deixa-me que te diga!
Tu és um doutor, rapaz!
E tiveste um tratamento vip!!!!
Com tanto luxo, não admira nada que o teu pai tenha pago umas biscas valentes.
Também referes que vieste a tempo de ver o Benfica campeão.
Essa de andares já a falar do Benfica é porque ainda não ouviste falar da grandeza do Sporting. Mas quando cresceres, vais entender o quão fútil é ser-se do Benfica. Todo o pobre e bicho careta é benfiquista.
Quanto aos mirones, parece que gostaste de ser alvo das atenções, seu maroto! Olha, no meu tempo também havia muitos mirones, mas paparazis não, não havia.
Estou mesmo a ver-te: todo inchado de contente, fingindo que dormias, só para não dares conversa aos mirones, - para os paparazis é só risos, grande maroto! Já vi, pela foto que me enviaste, o teu ar malandreco.
Faço ideia, deves estar bastante confuso de tanto ouvir:
- Oh!!!! Que rapagão!!!
- É muito bonito, tal e qual a cara da mãe! Acho que é parecido com o avô – não não, com a avó - com os tios - não não, acho ele todinho os primos - olhem as mãozinhas dele, são da família!
Na dúvida, és parecido comigo, está bem assim?
Deve ter sido uma seca para ti, imagino!
Júnior, não és daqueles que monta banzé todas as noites!!! Espero que não!
Dá um beijinho à tua mãe.
E diz ao teu pai que mando "mantenhas" "com tenhas" ou "sem tenhas" e que beba um grogue por mim, à tua e à nossa saúde!
Do teu Tio
Adérito Barbosa

Adérito Barbosa in "olhosemlente"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...