poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

domingo, 27 de abril de 2014

Tarot, Troloró e Tótós


Quem tem cães, sabe que um cão, para  dormir, precisa de dar sete voltas no mesmo sítio até se deitar e dormir.
Comigo acontece praticamente o mesmo todos os dias. Antes de sair de casa, dou voltas e voltas... ora são as chaves do carro, ora são as chaves de casa, outras vezes é a carteira, ou é o telefone, ou são os sapatos que não encontro. Um dia destes demorei quase uma hora para sair de casa atarefado nas buscas e por isso Saí muito mais tarde do que é habitual.
Quando ia desligar a TV da sala que também ia ficando ligada e enquanto procurava o comando por entre as almofadas do sofá, chamou-me a atenção um espectáculo deprimente que só pode ser  para telespectadores dementes que passa na SIC entre as nove e as dez da manhã.
Vejam como a coisa funciona:
A senhora que deita cartas está sentada numa mesa. Entre outras patetices, incentiva telespectadoras a telefonar para lá, dizendo o seguinte:
- Se tem um problema grave e precisar de ajuda, não hesite! Ligue para 707...blá blá blá... que eu estou aqui para ajudar. - e eu pensei:
-Ajudar como?
Fiquei para ver a ajuda que a vidente ia dar aos tótós que ligavam.

Aparece logo a primeira:
- Bom dia, muito bom dia, como é que se chama a amiga? começa a taróloga. A fulana diz o nome, a idade e o que faz e onde mora. A taróloga pergunta:
- Então, qual é o problema que aflige a minha amiga?
- Olhe, eu tenho um namorado. Já andamos há seis anos. Ele está sempre a pedir para nos juntarmos, queria saber se isso vai dar certo ou não?!.
Entretanto a trafulhice começa:
- Muito bem, o amor é muito bonito! diz a taróloga.
- A senhora é divorciada?
-  Sim, responde ela.
- Então, se gosta dele, qual é o problema, se já se relacionam há seis anos?
- Pois… a minha família não gosta muito dele.
- Não gosta, porquê?
- Não gostam, porque ele é muito mais novo do que eu. Ele tem menos 18 anos do que eu.
- E a senhora, que idade tem, disse a idade não disse?!
- 43.
- tem filhos?
- sim, uma.
- A sua filha relaciona-se com ele?
- Não, a minha filha não o conhece.
- Ah... Pois, pois! então anda com um homem há seis anos e a sua filha não o conhece, pois...pois.
- Entendem-se bem sexualmente!?
- Sim, muito bem! Muito bem mesmo!
- Costumam sair juntos?
- Não, não, isso não! Mas estamos juntos todos os dias!
- Então vamos ver o que dizem as cartas.
Começa a botar cartas e diz:
- Pelo que estou a ver aqui é melhor ficarem assim; não se junte com ele às vezes é melhor cada um no seu canto.

2ª Consulta
- Bom dia! Como é que se chama a minha amiga? começa a taróloga.
A senhora apresenta-se, diz a idade e começa a desenrolar um novelo de doenças, dizendo:
- Tenho muitas dores no estômago, tenho um problema no duodeno, (pelo pormenor fico também a saber que tem uma pedreira nos rins), e continua - tenho problemas no fígado, dói-me a ponta do cabelo, tenho artrose nas unhas, sou muito ansiosa etc, etc.
- Já foi ao médico? - Já!
- Já fez exames? - Já!
- Que diz o médico?
- O médico disse que eu tenho que deixar de pensar em doenças.
- Deixe-me então ver o que dizem as cartas! E lá começa ela novamente a deitar as cartas.
- Pelo que estou a ver aqui nas cartas, a senhora pensa muito nas doenças e tem que fazer o que diz o médico. Deixe de pensar em doenças, mulher!
- Olhe lá, é casada?
- Não!
- Então, a minha amiga deve arranjar um namorado.
 A parola agradece muito a ajuda que a taróloga lhe deu e termina:
- Vou fazer o que a senhora me disse.
E a ladainha volta à primeira forma:
- Se tem problemas, mesmo problemas graves, e não sabe como os resolver, não hesite!  Ligue para 709 blá blá  blá. Eu estou aqui para ajudar a resolver todos os seus problemas.

Já no carro dei comigo a pensar: Afinal aquilo está bem feito. - A televisão tem resposta para todos até para gente parva!. Só há um pequeno senão: - Não  disseram aos totós que as chamadas eram de valor acrescentado.

Adérito Barbosa





Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...