poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

sábado, 1 de março de 2014

Pai bestial

A grande virtude dos vanguardistas como nós é que somos vanguardistas. Nós primamos pelas modernices e vanguardeamo-nos.
Adjectivamos com os piores nomes e mais alguma coisa, aqueles que ousam dizer: - O que estás a fazer não está correcto.
- Olhe que o que está a fazer está errado!
Somos donos de nós. Tu dono de ti, eu dono de mim; ambos sem dono. Eu sou o melhor educador do mundo e tu o melhor filho do mundo!
- Meu filho, não quero que tu saibas o que é um não!
Discordarem do que queres fazer significa sufocarem-te. Para nós, ouvir um não é sufocante… Não é, meu filho?
É lindo teres um pai vanguardista e irresponsável. Que te parece?
Para nós, o lema é: "Foi sempre assim, é assim, e vai ser sempre assim". Mesmo que seja asneira da grossa, não faz mal. Para nós, um teenager é um adulto. Somos colegas; andámos juntos na escola, estamos numa boa; dormir fora de casa é a tua especialidade e isso não me traz preocupação nenhuma, porque sei que tu és diferente dos outros. Ela dorme no quarto dela e tu no sofá da sala. Os pais dela são uns gajos porreiros! Já tens tamanho, medes um metro e setenta, ela pesa mais de 45 quilos, mas como só têm 15 anos não interessa se são crianças, caga nisso. Vou dispensar-te de seres criança. Não precisas de ter infância coisa nenhuma, o teu tempo é o meu tempo, é tempo de gente autónoma como tu, tempo de gente graúda como tu, de gente que se auto-sustenta como tu. 

Mesmo que a lei te coloque no grupo dos menores e te mantenha sob a alçada da Comissão Nacional de Protecção de Menores, mesmo que perante a lei sejas ainda inimputável, mesmo que a lei te obrigue a frequentar a escola, mesmo que a lei te obrigue a ser cliente de pediatria num hospital, isso não faz mal nenhum, continuo a dizer caga nisso! Continua a andar em auto-gestão, porque não? Quanto ao hospital não tenhas problemas que não vou admitir que te tratem como criança. Levo-te a uma clínica particular.
Eu quero-te gente grande já. Quero ver-te adulto (Sr.). Se sentires os desvarios de adolescente, sensações esquisitas, não há problema, não te preocupes, que vou ajudar-te a viver tudo isso. Vou criar as condições para que tenhas a tua oportunidade e quanto mais cedo melhor! Quero testemunhar tudo, quero ter a certeza que já tens vida sexual intensa, sabes? Depois de isso confirmar, quero negá-lo a toda a gente e dizer que tens asas de anjo nas costas, pois és um inocente, entendes?

Anda comigo que te mostro como se faz, anda daí, vai por aquele caminho ali, e é por ali que vais fazer a vida de adulto. É por ali que, apesar de seres irresponsáveis, terás os direitos dos responsáveis. Vê se entendes! Não te quero criança, quero que vivas a vida igual à minha. Não me importo que percas a dignidade, isso não interessa, não me importo que percas o respeito por ti, isso é problema dos outros, não é nosso. Não quero que vivas sufocado, porque ninguém tem nada a ver com a vida que levas. Se tiveres problemas, há médicos, hospitais, psicólogos, explicadores e por isso não te preocupes, sou rico! 

Se aparecer a Comissão de Protecção de Menores, eu digo-lhes que isso é assim, porque eu quero.
Quero que sintas as emoções fortes de adolescente, quero que explores isso direitinho, como um adulto, e que não deixes de fazer nada! Está tudo no Google. Aproveita bem, porque o mundo vai acabar amanhã. Se o mundo acabar amanhã, morreremos felizes: tu, por teres gozado sem dignidade e eu, por te ter negado o direito de seres criança.
Felizes por não nos termos deixado sufocar."Nada mudará, foi assim, é assim e será assim!" És livre, enganemo-nos a nós próprios, que gostamos assim!

Adérito Barbosa in "olhosemlente"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...