poeta.adérito.barbosa.escritor.autor.escritor.artigos.opinião.política.livros.musica.curiosidades.cultura Olhosemlente

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Jantar de Natal Schoolware 2005

 
Páteo do Garrett, Sintra
Caros Amigos.
Certa tarde em amena conversa com o Sr. Luís falávamos sobre as dificuldades do mundo laboral, e da luta tremenda que é preciso ter todos os dias para vencer as dificuldades e que muitas vezes as coisas que conseguimos aos olhos dos outros pode parecer "sorte" ou " fruto do acaso" Mas não! Na maioria das vezes, não é bem assim! Normalmente é fruto de muito trabalho, Foi dessa simples conversa que nasceu a Schoolware......
Fundar uma empresa com característica desta que todos queremos acreditar ser diferente. Naquele dia  O Sr Luís deixou que os seus olhos brilhassem e através  daquele silêncio que lhe é característico deu-me a entender que deveria seguir em frente.  Sem que antes equacionasse uma data de coisas. Tem clientes? Isso é preciso muito dinheiro. e mercado tem?  E a Escolas como vai consegui-las?
Isso dá muito trabalho  e é complicado.....as instalações etc.
Levei comigo estas questões que mui sabiamente me colocou. . . . 
Pesei friamente tudo, examinei, vi os riscos, perdi sono, perdi quilos, recuei e avancei.  Feito o confronto desta ideia, com o resultado que poderia alcançar, julguei ser capaz e que se for devidamente acompanhado, valia a pena e que era possível superar os riscos, e, nesse caso, sabendo que nada se  obtém sem esforço, e quem é de acção não deve admirar-se ao encontrar dificuldades ao qual essas podem  provir de nós próprios se sentirmos medo.
Tive esse medo, e foi o maior de enfrentar entre todos - E dei o Salto! - Também o maior. - Maior e mais alto que alguma vez dei na vida.
Nem na minha longa vida de pára-quedista tive tanto medo de um salto
Fundar uma empresa com característica desta que todos queremos acreditar ser diferente. Naquele dia  O Sr Luís deixou brilhar os seus olhos e naquele silêncio que lhe é característico  deu-me a entender . . . Segue, vai em frente! e parti sem olhar para trás.
Parti, e comecei por falar em 1ª mão com O Sr. Dr. Carlos Figueiras, que logo deu-me força e encorajou-me. Foi aí que o desenho Schoolware começou a ter contornos.
As escolas essas......
Acreditaram em mim e confiaram à Schoolware., as suas redes informáticas as suas bases de dados, os seus servidores e os seus equipamentos informáticos e acabaram por colocar o mais sagrado que têm nas nossas mãos. Quem ousar pensar o contrário está enganado. Com isto Recaiu sobre nós a responsabilidade tremenda, de assegurar o bom funcionamento dos seus programas.... e a segurança dos seus alunos depende da forma como desempenhamos a nossa missão que como sabem é extremamente complicado
Qualquer que seja o ideal que nos anima, há horas em que o labor do quotidiano parece pesado. Basta ser humano para se sentir tomado por certa lassidão à qual vem juntar-se um pouco de amargura, dado que as condições de trabalho são por vezes ingratas. Mas que se lembre de que nenhum esforço se perde, nem nenhuma derrota se torna definitiva.
Obrigado às escolas que nos escolheram para parceiros. Sem esse vosso apoio era impensável a nossa existência e jamais estaríamos aqui.
São elas:
Agrupamento Vertical Conde de Oeiras – cliente nº1 (Obrigado Professor Carlos)
Obrigado Agrupamento Vertical Almeida Garrett –  ao seu presidente Dr. João Malta Coelho;
Obrigado à Escola Sec. da Ramada – na Pessoa do seu presidente Dr. Edgar pelo carinho e confiança numa empresa nova;
Obrigado à Escola Sec. José Afonso na Pessoa o seu Vice Dr. Túlio por ter acreditado em nós e por nos ter dado o privilégio mesmo sabendo que estávamos em fase de arranque;
Obrigado à Escola Ferreira Dias – na pessoa da sua Presidente Dra. Lionídia e do seu assessor eng.º  Reis Martins;
Obrigado à escola Sec Pedro Nunes na pessoa do Sr. Dr. Jorge pela confiança que depositou em mim desde a 1ª hora que me viu;
Obrigado à Escola Sec. Madeira Torres – Dr.ª Rita Sammer,  Luísa Vicente e Ana,  pela simpatia e amizade que nos têm;
Obrigado à escola Manuel de Figueiredo – Torres Novas,  Professor Diamantino aqui presente, Professora Ana Cristina, um abraço Especial à Dra. Manuela Pinheiro;
Obrigado à Escola Sec D. Pedro V – ao seu novo conselho que ao tomar posse
Optou peos nossos serviços
Obrigado à Escola de Alapraia. Dra. Luduvina, Maria da Luz e Dra. Ana Rolo aqui presente;
Obrigado à Escola Raul Proênça Caldas da Rainha na pessoa do seu Presidente - Dr. Pimpão e Professor Henrique por me terem chamado a Caldas da Rainha para me entregarem a chave da sua Escola;
Obrigado à Escola Frei Gonçalo de Azevedo – Escola que dando carta verde para mostrar aos nossos novos clientes o seu kiosk contribui enormemente para o nossa pequeno sucesso que neste dia não nos deixou de honrar com a sua presençao Obrigado Dr. Alexandre Conceição
Um Obrigado à Óptica Berna na pessoa do seu Gerente José Manuel Benzinho amigo de longa data que cuida desinteressadamente dos meus olhos sempre que vejo mal;
Um abraço em especial a três pessoas que não poderia de forma alguma esquecer e porque os últimos são capazes de serem os primeiros;
Obrigado Sr. Luís Proênça, obrigado D. Amélia pela ajuda, pela amizade, pela dedicação pelo interesse e apoio incondicional que me deram e sei o quão é difícil conseguir pagar-vos. Não tenho nada que vos possa retribuir a não ser a minha gratidão;
Obrigado ao Sr. José Luís a quem não tenho palavras. . . .! José Luís a Schoolware também te pertence e tu sabes disso!
Obrigado por tudo.
Quero Apenas deixar duas notas para dentro da Schoolware, se me permitem. . .
Meus caros
O volume de negócios cresce todos os dias e isso é bom para nós mas aumenta de sobre maneira as nossas responsabilidades pelo que elegi a disciplina como objectivo a alcançar no imediato e a qualquer preço.
O responsável pela Schoolware esforça-se por compreender o pensamento de seus colaboradores e concilia a independência e originalidade  das concepções pessoais com o respeito pelo cumprimento das ordens legítimas. Sair dos limites traçados é não só insubordinação, mas também desordem, cuja gravidade aumenta na medida da responsabilidade que se tem sobre uma equipa.
Discutir as decisões de seu chefe hierárquico é sempre perigoso, porque a maior parte das vezes tal discussão produz-se no vácuo, por falta de elementos necessários e causa nos subordinados certa hesitação em obedecer - o que é suficiente para levar à destruição dos melhores planos.
Só um começo de execução leal duma ordem permite avaliar da importância real das dificuldades, que a nossa preguiça inata e o receio de sermos perturbados na nossa rotina, têm muitas vezes aumentado exageradamente.
A crítica deprime o moral; amolece a coragem dos indivíduos; acarreta ao grupo a incerteza, a desarmonia e quebra a unidade de ponto de vistas e de acção.
Ainda que se esteja investido duma autoridade vindo das responsabilidades que  tenho, não posso deixar de ter em mim imperfeições     -    responsável pela Schoolware que sou  tenho obrigação de me valorizar constantemente e por todos os meios e modos,  estar à altura da minha missão, ser digno do meu cargo . Os meus colaboradores que, vivendo junto de mim, podem mais facilmente descobrir os meus  pontos fracos, e devem tomar cuidado em não me deixarem hipnotizar por questões disciplinares coisa que por já duas vezes observados dentro da empresa.  Se nada fizer para por cobro a qualquer custo seriam as Escolas as primeiras vítimas do desprestígio e da incompetência da Schoolware. Por isso não o vou permitir que fique bem claro! Camaradagem, dedicação profissionalismo e coesão será a bandeira interna da Schoolware hoje e sempre.  O timoneiro deste grupo tem que sentir que ele é coeso e forte formando um só corpo, e,  confia nele, para ter coragem de pedir sem reservas a todos, esforços e sacrifícios redobrados com objectivo levar a Schoolware ao sucesso. 
Serei o garante na defesa incondicional dos interesses das Escolas nossas clientes. Eles estão acima de qualquer capricho de  sócios, ou  de  qualquer dos nossos colaboradores internos ou externos.
É dessa postura que julgo saber que as Escolas esperam de mim
Quem critica sistematicamente, arrisca-se a perder a sua influência e a ver prontamente criticados os seus próprios métodos. Na realidade, o moral assenta na lealdade, na fidelidade às causas e honra à palavra dada.
Na minha vida militar aprendi.
Não há disciplina fecunda senão quando ela é alegre e activa. O simples conformismo passivo, tímido, o receio cobarde das censuras ou das sanções são actos desprovidos de real valor social. Aceita-se a disciplina, quando existe um forte sentimento de interesse, de honra, de obra ou de empreendimento comun. Com a disciplina não se corre o risco de suprimir ou enfraquecer as iniciativas, antes pelo contrário.. . Fortalece! 
Seremos disciplinados com certeza;
E quando formos disciplinados;
Seremos coesos;
Quando formos coesos;
Seremos fortes e competentes;
Assim será a Schoolware enquanto eu for o responsável;
A Schoolware deseja um santo natal a todos e um ano cheio de coisas boas

Adérito Barbosa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Florbela Espanca, Correspondência (1916)

"Eu não sou como muita gente: entusiasmada até à loucura no princípio das afeições e depois, passado um mês, completamente desinter...